Envelhecendo com saúde
Quando nós falamos que o leite é um superalimento, é sobre isso que estamos falando.
Ele é o primeiro alimento que nos é oferecido, e sua propriedade nutricional é completa, suficiente para um bebê se alimentar por no mínimo os primeiros 6 meses de vida, sem suplementação. Composto por nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento dos órgãos, além de conter anticorpos para diversas doenças.
Quando outros alimentos começam a fazer parte da dieta, o leite continua presente, sendo fundamental para a manutenção do organismo até mesmo na terceira idade.
Gostoso, prático e saudável, o leite de vaca é rico em cálcio, nutriente responsável pelo fortalecimento ósseo, evitando doenças como a osteoporose e prevenindo contra a perda de cálcio e fósforo do esmalte do dente.
Outra característica desse alimento é a presença de aminoácidos que atuam no controle de doenças como a hipertensão, comum a partir de uma certa idade.
O leite é composto por 90% de água. Isso mesmo! Por essa razão, o leite é ótimo para manter a hidratação, inclusive esse é um dos fatores que fazem do leite um aliado na manutenção da pele, mantendo ela macia, suave e brilhante.
Outro problema decorrente do avanço da idade é a redução da visão e o aparecimento de outras doenças de vista, mas o leite atua nisso, pois possui na sua composição as vitaminas B2 e A, essenciais para a saúde dos olhos.
Com o tempo os idosos começam a sentir dificuldade de se locomover, e isso é devido à perda muscular. Além da necessidade de fazer exercícios diariamente para não atrofiar os músculos, é recomendado o consumo do leite, pois a proteína presente auxilia na construção muscular.
Em pesquisas recentes, foi possível estabelecer relação do consumo de produtos lácteos, por parte de mulheres com idade entre 45 e 50 anos, e o risco de doenças cardiovasculares. No estudo, as mulheres que consumiam iogurtes e lácteos fermentados, e não possuíam diagnóstico dessas doenças, apresentaram uma menor porcentagem de desenvolver doenças cardiovasculares do que as que não consumiam esses produtos.
A terceira idade não precisa ser um peso. Aliando exercícios regulares a uma alimentação balanceada, é possível ter um envelhecimento saudável.
Comece a planejar suas refeições. Preparamos dicas de como começar o dia com alimentos nutritivos, confira aqui.