Sobre nós

Conheça um pouco mais sobre a nossa história

Nossa História

Em 1953, Johannes Bernardus Egberhis Papenborg e sua esposa Maria Frederika Krabben deixaram a miséria que assolava a Holanda no pós-guerra e vieram parao Brasil em busca das oportunidades que o Novo Mundo prometia. Chegaram à Holambra, cidade fundada por imigrantes holandeses no interior de São Paulo, que é hoje o principal polo de plantas ornamentais do País, e ali trabalharam no cultivo de flores por seis anos.

Contudo, o empreendedor Papenborg queria mais. Em 1959, o casal veio para Santa Catarina, junto com outras doze famílias holandesas onde juntos fundaram a colônia agrícola Aderbal Ramos da Silva, em Tijuquinhas (atualmente, Governador Celso Ramos). Na nova propriedade, Papenborg investiu no cultivo de milho, mas as enchentes destruíram suas duas primeiras lavouras. Mesmo assim, não esmoreceu como a maioria dos outros imigrantes, que abandonaram o local.

Pelo contrário, com muita dedicação e trabalho, adquiriu as primeiras vacas holandesas e passou a vender leite nos mais diversos pontos da Grande Florianópolis. Começava, assim, a história de sucesso de uma das mais importantes empresas do ramo de laticínios de Santa Catarina.

Em uma tarde de 1975, os filhos do casal tomavam o iogurte caseiro preparado pela mãe, quando o empresário de uma importante loja de produtos naturais da capital passou pela fazenda e pediu para experimentar o tal iogurte. Ele ficou encantado com o sabor e a qualidade da iguaria e encomendou galões do produto, que fez enorme sucesso.

Na casa da família, que fica na estrada para as belas praias de Governador Celso Ramos, foi criada uma pequena loja, onde os turistas que visitavam a região encontravam (e ainda encontram) iogurtes, queijos e outros derivados frescos. Ali também ficava a pequena indústria familiar que vendia produtos de porta-em-porta. O marketing boca-a-boca foi tanto que as vendas foram se profissionalizando e a pequena fábrica familiar se tornou uma grande indústria, sem nunca perder a qualidade, o sabor e as características saudáveis dos produtos caseiros, com a segurança das mais novas tecnologias.

Foi assim que, em 1987, três dos filhos do casal, Johannes, Paulo e Mario Papenborg, criaram, no mesmo terreno, a Papenborg Indústria de Laticínios. A empresa foi a primeira do setor a receber o registro do Serviço de Inspeção Estadual, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em 1990, quando o governo do Estado criou o registro.

Hoje, seus descendentes se mantêm fiéis às origens e conseguem manter um perfeito equilíbrio entre qualidade e produção. Assim, todos os produtos da marca Holandês recebem o mesmo cuidado daqueles que originaram esta história. Uma história de pai para filho.

Animais bem cuidados e Responsabilidade Social

O leite produzido pela Laticínios Holandês é todo fornecido por pequenos produtores de Santa Catarina. Além de ser um trabalho de responsabilidade social, que ajuda a agricultura familiar da região, trata-se também de uma garantia do bem-estar dos animais e, portanto, da qualidade do produto.

A mão-de-obra da agricultura familiar é muito mais dedicada e humanizada, há uma relação de companheirismo entre homens e animais, de maneira tal que as vacas não sofrem estresse, o que poderia afetar a saúde dos animais e, consequentemente, do leite que tomamos. Trata-se de um animal muito sensível, que requer uma rotina e precisa se acostumar com seus tratadores. A retirada do leite deve ser feita sempre pela mesma pessoa, em um ambiente, além de muito higiênico, calmo e tranquilo.

São 600 produtores de todo o estado, que são indicados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Governo do Estado. Após a seleção dos fornecedores, a Laticínios Holandês passa a acompanhá-los, investigando as dificuldades e vantagens de cada produtor, vendo o que se adapta melhor para cada fazenda, dando consultoria e orientação. O veterinário Luiz Carlos Simas Custódio, responsável técnico da empresa, acompanha todo o processo, desde a compra da vaca até os cuidados com a saúde do rebanho. Ele dá palestras sobre a qualidade do leite, higiene na ordenha, bem-estar animal, técnicas de manejo e responsabilidade ambiental (Sustentabilidade). Além disso, a Holandês faz cartilhas que ensinam aos produtores a forma mais correta de cuidar dos animais.

As vacas não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a qualidade do leite Holandês. Além disso, todos os dias, em cada lote de leite que chega das fazendas são feitos exames que garantem a qualidade do produto.
O projeto da empresa é, no futuro, fabricar produtos totalmente orgânicos. Para isso, é incentivado que o produtor a trate os animais com produtos homeopáticos, que permitem uma redução de antibióticos e carrapaticidas.

Leite Holandês, produzido com carinho

O leite Holandês, produzido pela Laticínios Holandês, é fornecido por mais de 600 pequenos produtores de Santa Catarina. Estes produtores foram selecionados e indicados pela EPAGRI. Todos eles possuem um plantel de gado de alta qualidade associado a um processo de grande cuidado e ótimo manejo dos seus rebanhos.

Sustentabilidade

Além da preocupação com o bem-estar dos animais e do desenvolvimento da agricultura familiar catarinense (Animais Bem Cuidados e Responsabilidade Social), a Laticínios Holandês também desenvolve inúmeras ações de proteção do meio-ambiente. A indústria Laticínios Holandês investe em tecnologia para gerar o menor impacto possível à natureza. A estação de tratamento de fluentes, por exemplo, permite que os resíduos que saem da fábrica sejam decantados e a água que volta para o meio-ambiente seja totalmente limpa.

A preocupação também pode ser vista na escolha dos materiais das embalagens, todos eles recicláveis. Neste sentido, vale destacar que a opção pelos saquinhos de leite e de iogurte não é gratuita, este tipo de material é de fácil reciclagem e causa menos impacto ao meio-ambiente do que outras embalagens.

As consultorias agroecológicas de pasto rotacionado, conhecidas como Pastoreio Racional Voisin, que a Holandês fornece aos produtores, permitem um maior aproveitamento da terra e facilitam a criação dos animais, favorecendo economicamente a agricultura familiar. Trata-se de um sistema que garante uma produção maior de leite em uma área menor, reduzindo custos e aumentando a eficiência econômica das propriedades agrícolas. Neste processo, os recursos naturais são conservados e o emprego de energia e insumos é reduzido, gerando um maior equilíbrio ecológico da região e um menor impacto ambiental.

A técnica idealizada pelo pesquisador francês André Voisin tem como insumo base a energia solar, focando no potencial fotossintético das pastagens. As pastagens são divididas em piquetes, fazendo com que, enquanto um deles está em uso, outros fiquem em descanso, favorecendo assim a fotossíntese, através do acúmulo das reservas tanto energéticas quanto proteicas nas raízes das plantas.

Dentro deste sistema, os animais ficam mais dóceis, graças à abundância de água e alimento que tem à disposição. A ação das fezes e da urina que os animais depositam no piquete ao longo do dia também colabora para a manutenção da fertilidade das pastagens. Este retorno da matéria orgânica ao solo permite a permanente reciclagem de nutrientes. Além disso, o solo, antes seco pelo pisoteio excessivo, passa a ser descompactado e volta a ser permeável. O sistema também diminui a ocorrência de zoonoses e permite uma maior resistência do pasto às variações no ambiente natural.

A empresa também assessora os pequenos produtores na construção de esterqueiras, que permitem a fermentação do esterco, diminuindo o seu poder poluidor e possibilitando o posterior aproveitamento como fertilizante em lavouras e pastagens. Desta forma, os pequenos produtores podem ter um pasto mais rico em nutrientes para as vacas, sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Sem contar que este recurso evita a contaminação de rios e córregos pelos dejetos dos animais.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now