Laticínios Holandês

Dúvidas mais comuns sobre o consumo de queijos

Os queijos são alimentos muito nutritivos e saborosos, que podem ser consumidos sem restrições no nosso dia a dia e trazer benefícios para a nossa saúde. No entanto, algumas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre o consumo desse produto.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das dúvidas mais comuns sobre os queijos e trazer respostas para elas.

1. Os queijos amarelos engordam mesmo? 

Muita gente pensa que os queijos amarelos têm um elevado teor de gordura, mas isso não é verdade. Os queijos amarelos possuem mais sólidos por quilo de queijo, em relação a alguns queijos brancos (Minas Frescal, Ricota, Quark), que têm maior umidade na massa. Um quilo de queijo amarelo em geral é feito com 9 litros de leite, e um queijo Minas Frescal com 6 litros de leite, o que justifica a diferença de valor energético. Por outro lado, queijos com mais leite por quilo têm mais nutrientes, como proteína, cálcio e vitaminas A e D. De qualquer modo, sempre é válido ficar de olho nas informações sobre calorias nos rótulos e dosar o consumo. 

2. O queijo pode mesmo beneficiar a digestão? 

Com a idade, as enzimas digestivas do nosso organismo se tornam menos atuantes e a capacidade intestinal pode diminuir. Mas o consumo de queijo pode ajudar a digestão. Da mesma forma que o iogurte, o queijo possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando assim problemas como prisão de ventre ou diarreia. Além disso, esse alimento também ajuda a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

3. Quais queijos são recomendados em caso de sensibilidade à lactose? 

O organismo das pessoas sensíveis à lactose não consegue digerir naturalmente esse açúcar presente no leite, pois ele não possui a enzima necessária para realizar a quebra da lactase. Em função disso, elas podem ter perturbações digestivas ao consumir leite. Mas os queijos maturados (como o Provolone e a Gorgonzola) contêm pouca ou nenhum lactose e podem ser consumidos sem problemas. Portanto, para pessoas sensíveis à lactose, esses queijos são bons substitutos para o leite. 

4. Os ácidos graxos do queijo impedem a absorção do cálcio? 

Não, o cálcio é absorvido principalmente no primeiro terço do intestino, e a interação com os ácidos graxos só acontece mais adiante. Trata-se portanto de uma interação com o cálcio não absorvido. Esse cálcio não absorvido pode reagir com os ácidos graxos, especialmente os livres e os saturados de cadeia comprida, e se transformar “em sabão”, contribuindo para diminuir a absorção das gorduras.

5. Queijos ajudam a prevenir a cárie? 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o papel protetor do queijo sobre a prevenção da cárie. Ela ocorre quando as bactérias da placa dentária, ao se alimentarem dos sucos contidos nos alimentos, produzem ácidos que, com o tempo , perfuram o dente. Algumas proteínas contidas nos queijos, como a caseína, reforçam a ação protetora da saliva, ajudando a neutralizar a ação dos ácidos e a remineralizar os dentes. Por isso, o alto teor de cálcio e fósforo dos queijos auxilia a proteger os dentes e a combater as cáries.

6. O queijo contém gorduras trans? 

O queijo contém uma família de gorduras trans chamada gordura trans ruminante ou gorduras trans láctea. Ao contrário das gorduras trans encontradas em alimentos processados, gorduras trans ruminantes são consideradas benéficas para a nossa saúde, desde que consumidas com moderação. As gorduras trans ruminantes mais abundantes são o ácido vacênico e o ácido linoleico conjugado (CLA). Elas trazem vários benefícios à saúde, como promover a perda de peso, ajudar na prevenção do câncer e da aterosclerose e reforçar a ação imunológica. Os queijos são a fonte alimentar mais rica de CLA.  

 Assim como todos os nossos produtos, os queijos do Laticínio Holandês são produzidos de modo tradicional. As receitas dos produtos são mantidas as mesmas desde a primeira geração da família. Tudo isso para que esses produtos cheguem sempre saborosos até a sua mesa e faça sucesso também com a sua! 

Quer saber mais sobre os benefícios dos queijos para a nossa saúde? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now