Laticínios Holandês

Conheça os benefícios do queijo para a sua saúde

O queijo é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino. Além disso, ele contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Por apresentar essas características, esse alimento pode ser consumido em dietas voltadas para uma alimentação balanceada e equilibrada. 

Quer conhecer outros benefícios do queijo para a sua saúde? Confira no artigo a seguir.

Principais benefícios do queijo para a saúde 

1. Ótima fonte de cálcio 

Você sabia que o queijo é um dos alimentos mais ricos em cálcio e proteínas? O cálcio é importante na formação e manutenção de ossos e dentes, na coagulação sanguínea e na regulação dos batimentos cardíacos, além de ser vital para as funções nervosas.

A ingestão adequada de cálcio é considerada uma das principais estratégias alimentares para garantir um envelhecimento sadio e com menor risco a doenças degenerativas, comuns à terceira idade, como a osteoporose.

Além disso, o cálcio fornecido pelo queijo, o licopeno, é uma substância antioxidante conhecida pelos seus benefícios na prevenção do câncer.

2. Controle do peso 

Muitos estudos demonstram que dietas ricas em proteínas podem ajudar a aumentar a saciedade, reduzir a vontade de comer e se encaixar em um plano de perda de peso.

A combinação de uma dieta rica em proteínas aliada a exercícios de resistência pode otimizar a capacidade do seu corpo de construir músculos a partir de carboidratos ou gordura. Esse padrão alimentar ajuda a manter a massa muscular enquanto você perde peso, pois queima mais calorias e preserva a massa magra ao mesmo tempo.

Quando consumido com moderação, o queijo pode inclusive ajudar na perda de peso. O segredo é consumir queijos brancos, ricos em energia, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Esses nutrientes ajudam o nosso corpo a render bem sob alto nível de esforço. Por isso, alguns atletas consomem queijos brancos de duas a três vezes por dia.

3. Previne o câncer de intestino 

O butirato, substância que se forma no intestino devido à digestão do queijo, facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais. Esse processo evita que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.

Além disso, esta substância também diminui o pH do intestino, reduzindo as chances de que surjam alterações malignas nas células.

4. Reduz o colesterol ruim 

A ingestão de queijo ajuda a regular o funcionamento do intestino e ajuda-o a produzir o butirato, substância essencial para o funcionamento das células intestinais. Quantidades elevadas dessa substância ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Ao reduzir os níveis de colesterol, o queijo também ajuda a proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves, como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto.

5. Regula o trânsito intestinal 

Da mesma forma que o iogurte, o queijo também possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando assim problemas como prisão de ventre ou diarreia. Dessa forma, esse alimento ajuda a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.

6. Fortalece os ossos e dentes 

Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio, bem como uma mistura de proteínas e vitaminas B, que facilitam a absorção do cálcio no organismo.

Além disso, o queijo também protege os dentes contra a erosão causada por ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.

Assim como todos os nossos produtos, os queijos do Laticínio Holandês são produzidos de modo tradicional. As receitas dos produtos são mantidas as mesmas desde a primeira geração da família. Tudo isso para que esses produtos cheguem sempre saborosos até a sua mesa e faça sucesso também com a sua! 

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os benefícios dos laticínios para a saúde? Veja por que a proteína do leite é tão importante para a saúde

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now