Laticínios Holandês

Por que uma alimentação saudável é tão importante para a nossa saúde

As pessoas que praticam esportes ou atividades físicas regularmente precisam dar bastante atenção com a alimentação antes e depois do treino. Afinal, elas precisam preparar o corpo e repor adequadamente o consumo de nutrientes para garantir o melhor aproveitamento dos exercícios.

Alimentar-se bem é muito importante para todas as pessoas, em todos os momentos de suas vidas. Porém, para os praticantes de atividades físicas, esse cuidado se mostra ainda mais fundamental. Afinal, a má nutrição pode comprometer significativamente o desempenho esportivo e mesmo prejudicar a saúde.

Neste artigo, vamos abordar a importância de uma alimentação saudável e adequada antes e depois da prática de exercícios físicos.

Entenda como os alimentos ajudam o desempenho esportivo 

Uma alimentação bem balanceada é fundamental para garantir resultados positivos e evitar problemas como lesões e baixa imunidade. O mais importante mesmo é consumir alimentos naturais e saudáveis antes e depois dos treinos. O momento de consumo, contudo, depende do objetivo de cada pessoa: quem quiser ganhar mais massa magra, deve se alimentar antes do treino. Para recomposição física, o indicado é consumir o alimento após o exercício.

Basicamente, o pré-treino exige carboidratos para evitar a fadiga precoce, enquanto o pós- treino exige proteínas e carboidratos para restabelecer as reservas de energia e fornecer nutrientes para a recuperação da musculatura.

Para formar a proteína muscular, é necessário o estímulo do músculo durante as atividades físicas. Para isso, é importante o consumo de alimentos proteicos, como leite, iogurte, queijos, carnes e ovos.

O queijo quark, por exemplo, é uma excelente fonte de proteína natural de alto valor biológico e baixo teor de gordura e valor energético. Por isso, ele é um dos alimentos preferidos das pessoas que querem pratica esportes, emagrecer, aumentar a massa muscular ou apenas fazer uma alimentação mais saudável. Isso porque ele apresenta elevado teor de proteína de alto  

A sua composição não leva soro e tem um teor muito reduzido de gordura e elevado teor de proteína de alto valor biológico. Isso o torna uma excelente opção para quem pretende ganhar massa muscular. Além disso, o quark também é um alimento rico em cálcio, que contribui para a manutenção da saúde dos ossos. 

Além disso, uma dieta rica em proteínas aliada a exercícios de resistência pode otimizar a capacidade do seu corpo de construir músculos a partir do consumo de carboidratos ou gordura. Esse padrão alimentar ajuda a manter a massa muscular enquanto você perde peso, pois queima mais calorias e preserva a massa magra ao mesmo tempo. Um sanduiche com queijo prato, uma tapioca recheada com mussarela ou uma massa com queijo são formas simples e práticas para repor as necessidades proteicas e de carboidratos.

Como se alimentar antes e depois dos treinos 

De maneira geral, antes do treino é necessário que o desportista esteja suprido de carboidratos, para dar energia, e de aminoácidos, para manutenção de massa magra. Boas opções de alimentos para estes momentos podem ser leite, frutas, mel e sucos. Além disso, um suco, batata doce cozida ou uma fatia de pão integral com um queijo magro são boas fontes de carboidrato para o pré-treino. Para se conseguir o efeito desejado, esses alimentos devem ser consumidos de preferência 20 minutos antes dos exercícios.

Depois do treino, o nutriente mais essencial é a proteína, responsável pela recuperação muscular. Geralmente, é bom que ela seja acompanhada de carboidratos para potencializar essa recuperação. Quanto mais rápida a absorção da proteína, melhor. Por isso, a whey protein extraída do soro do leite é tão utilizada nestes momentos, pois ela é a de mais rápida absorção encontrada na suplementação. Mas para aqueles que não querem utilizar suplementos, o próprio leite é a melhor opção, pois ele contém proteína em seu estado natural.

As calorias provenientes do leite também oferecem muitos outros nutrientes importantes para o nosso corpo, como cálcio, proteínas, lipídeos, vitaminas e aminoácidos. Por ser tão nutritivo, beber um copo de leite traz muito mais saciedade para o nosso corpo do que outros alimentos menos nutritivos.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como os laticínios podem ajudar na sua dieta e qualidade de vida? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now