Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Alimentos lácteos são ótima fonte suplementar para desportistas

Muitos praticantes de exercícios físicos buscam por alimentos de elevado valor proteico para suplementar a sua alimentação. O objetivo é melhorar a composição corporal, o rendimento físico e a reposição de macro e micronutrientes não consumidos durante a alimentação diária.

Para garantir um bom desempenho em esportes como treinamento resistido (musculação), os alimentos que você ingere são tão importantes quanto o próprio treinamento. Afinal, se você não abastece o seu corpo adequadamente, todo o seu esforço será prejudicado.

O que muita gente não sabe é que o leite e os seus derivados são uma excelente fonte de suplementação para os treinos, como demonstram várias pesquisas. Neste artigo, vamos mostrar os benefícios dos alimentos lácteos para praticantes de exercícios físicos.

Saiba como funciona a suplementação nutricional 

O conceito de suplementação é amplo. Podemos definir suplementos alimentares como substâncias que têm como objetivo principal complementar alguma deficiência dietética ou suprir as necessidades de proteínas de nosso organismo. Os suplementos ajudam a aumentar o rendimento, desenvolver massa muscular, retardar a fadiga, entre outros benefícios.

Os preparados proteicos são uns dos principais suplementos alimentares utilizados na suplementação, principalmente aqueles feitos com soro do leite, chamados de whey proteins. Outra substância bastante utilizada é a albumina, feita a partir de clara de ovo. Esses alimentos se tornaram comuns no mercado, mas existem outras possibilidades de alimentos mais saudáveis e nutritivos, como o leite e os seus derivados.

Veja como o leite e derivados são usados na suplementação 

Uma alternativa é a suplementação com alimentos de teor proteico significativo, como leite e derivados. Uma pesquisa realizada em Goiás avaliou a suplementação de praticantes de treinamento resistido, no pré e pós-treino, utilizando um suplemento à base de iogurte e ricota por um período de três meses. Durante o estudo, foi possível identificar alterações na composição corporal dos voluntários, com redução do percentual de gordura e da massa gorda e aumento da massa magra.

A adição de ricota de leite ao iogurte eleva o valor proteico (caseína) desse alimento. Esses produtos podem receber a adição de caseínas ou WPC, proteínas que possuem alto valor biológico e são fonte de aminoácidos essenciais. Portanto, os derivados lácteos podem ser adicionados nas formulações de suplementos alimentares voltados aos desportistas que queiram ganhar massa muscular ou emagrecer.

O leite também pode ser oferecido como fonte natural para consumo no pós-treino, potencializando a recuperação das fibras musculares e evitando o catabolismo. Por apresentar uma grande quantidade de aminoácidos, como a leucina, ele atua na síntese proteica para o desenvolvimento da massa muscular. Além disso, por ser uma fonte riquíssima de cálcio, o leite atua como alimento preventivo da osteoporose e ajuda no fortalecimento dos ossos.

Os produtos lácteos também podem ajudar no processo de recuperação após uma sessão de treinamento pesado. Um copo de leite com chocolate é capaz de fornecer a combinação exata de proteína e carboidratos necessários para nutrir e reparar os músculos, fluidos para reidratar o corpo e eletrólitos para repor o que se perde no suor.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como usar os produtos lácteos na alimentação? Conheça os queijos mais indicados para a sua dieta.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now