
Os laticínios no controle do colesterol e triglicerídeos
O colesterol e o triglicerídeos são gorduras importantes para o funcionamento do corpo humano. O colesterol, por exemplo, participa da produção hormonal, já os triglicerídeos são a principal fonte lipídica energética das células. Porém a população está lutando contra o aumento dos níveis dessas gorduras, tendo como resultado o aumento dos riscos de doenças cardíacas, como infarto e AVC.
O controle dessas gorduras é realizado através de exames laboratoriais solicitados por um médico especialista. Para identificar os riscos, o médico analisa alguns fatores como a genética, a dieta (se for rica em açúcares e carboidratos), consumo excessivo de álcool, obesidade, sedentarismo, tabagismo e a resistência à insulina e diabetes.
Entre as consequências mais comuns estão:
- Coração: infarto e parada cardíaca
- Cérebro: ataque isquêmico transitório e AVC
- Membros: úlceras e gangrena
- Rim: insuficiência renal
- Aneurismas: podendo romper e causar hemorragias
Para manter o controle sobre os níveis de colesterol e triglicerídeos, a orientação é seguir uma vida mais saudável, adotando as seguintes medidas:
- praticar exercícios físicos regularmente
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- ter uma dieta equilibrada
Para ter uma dieta equilibrada, você deve diminuir o consumo de açúcares, mesmo os presentes em frutas, aumentar o consumo de fibras, ter horários regulares para fazer suas refeições, evitando muito tempo de jejum, e incluir alimentos ricos em ômega 3.
Os laticínios de baixa caloria são ideais para equilibrar as refeições, já que são ótimas fontes de cálcio e proteína. Você deve incluir na sua dieta leite desnatado, queijos como: cottage, quark, coalhada, coalho, ricota e minas. Outros alimentos que são recomendados para quem precisa ter esse controle são: peixes brancos como bacalhau e linguado, peixes oleosos como atum e salmão, vegetais, feijões (ricos em fibras solúveis), cereais integrais, farinhas de milho e aveia.
Cuide da sua saúde, viva bem e feliz! Para mais dicas sobre como manter uma alimentação saudável, acesse este link.