Laticínios Holandês

Cuidados que garantem a segurança e qualidade do leite

Da fazenda à mesa, a indústria de laticínios toma uma série de cuidados para garantir que o leite seja o mais seguro possível para o consumidor final. Desde o momento em que o leite é produzido nas propriedades rurais até o momento em que ele é processado pelos laticínios ou transportado para os mercados, esse produto passa por uma série de exames rigorosos que garantem a sua qualidade.

Se você já se perguntou exatamente como funciona todo esse processo, confira este passo a passo elaborado pela International Food Information Council Foundation.

1. O produtor de leite alimenta o seu rebanho com uma dieta balanceada para que as vacas leiteiras permaneçam saudáveis e possam fornecer um leite saudável e de qualidade.

2. Antes da ordenha da vaca, as suas tetas são limpas. Vacas saudáveis são ordenhadas usando um dispositivo que é seguro e confortável para elas.

3. Assim como os humanos, os animais de fazenda podem ter problemas de saúde. Caso uma vaca fique doente, ela é tratada com medicamentos. Nesse período, o leite daquela vaca é descartado corretamente, jamais saindo da fazenda ou sendo vendido no comércio7. As agências reguladoras supervisionam esse processo.

4. O leite é resfriado e armazenado em tanques a granel na fazenda e é testado para resíduos de antibióticos antes de ser enviado para a instalação de processamento dos laticínios.

5. O leite é testado novamente na instalação de processamento. O produto é testado continuamente ao longo do processo, desde a ordenha até chegar à mesa do consumidor.

6. O leite passa pelo processo de pasteurização, no qual é aquecido até 75ºC durante cerca de 15 segundos e resfriado rapidamente. Esse processo mata a maior parte dos micro-organismos patogênicos causadores de doenças e conserva os lactobacilos benéficos para a saúde.

7. O leite pasteurizado é embalado e entregue para comercialização.

Cuidados com o leite observados pelo Laticínios Holandês 

Fresco e natural, o Leite Holandês é extraído de um plantel de gado selecionado, produzido por pequenos produtores de Santa Catarina. Desse modo, nós fomentamos a economia local e garantimos a qualidade no acompanhamento do manejo do gado.

O cuidado absoluto com a qualidade dos alimentos faz parte da nossa rotina. Todos os dias, cada lote que chega dos produtores passa por exames individuais, que garantem a qualidade e a salubridade do leite.

As vacas não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a saúde dos animais e a qualidade do leite. Além disso, os  produtores que fornecem leite para o Laticínio Holandês são incentivados a tratar os animais com produtos homeopáticos. Desse modo, eles conseguem reduzir o uso de antibióticos e carrapaticidas.

Além disso, o Laticínios Holandês segue à risca todos os procedimentos do Manual de Boas Práticas de Fabricação e do Procedimento Padrão de Higiene Operacional. A empresa tem total controle das diversas etapas de produção. Isso envolve desde a saúde e a segurança dos funcionários, a higienização dos tanques, a temperatura das câmaras frias de armazenamento e transporte, a pasteurização, entre outros fatores.

Você gostou desse artigo? Quer saber quais são os benefícios do leite para o nosso organismo? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now