Laticínios Holandês

Como adicionar laticínios na dieta infantil

Entre a concepção e os três anos de idade, as crianças apresentam uma fase de crescimento acelerado, com desenvolvimento acentuado de tecido e expansão do cérebro. Por isso, elas precisam consumir uma grande quantidade de calorias diárias. Só para você ter uma ideia, os bebês dobram o peso com o qual nasceram geralmente entre os quatro e seis meses de idade, e triplicam esse peso quando alcançam um ano.

Para possibilitar esse rápido crescimento, as crianças devem receber a maior parte da gordura corporal  a partir do leite materno ou da fórmula no primeiro ano de vida. No entanto, quando o bebê é desmamado, novos alimentos devem ser introduzidos para fornecer as calorias e os nutrientes capazes de sustentar o desenvolvimento do cérebro e do corpo.

Neste artigo, nós vamos explicar a importância dos laticínios e outros alimentos na dieta infantil e dar dicas para você enriquecer a alimentação do seu filho.

Dicas para a alimentação dos bebês 

Você já passou do estágio de alimentar o seu filho com purê de frutas e vegetais? Parabéns! Nós sabemos que nessa fase em que as crianças começam a experimentar novos alimentos a situação pode ficar um pouco bagunçada.

Na alimentação do bebé com 7 meses, é indicado:

* Dar papinha de carne moída ou desfiada, cereais e legumes amassados em vez de sopas batidas no liquidificador;

* A sobremesa deve ser fruta ou compota de fruta;

* Oferecer alimentos sólidos para o bebê treinar a mastigação e deixar que ele pegue com a mão, como queijo, banana descascada, pedaços de maçã ou pêra e lascas de carne ou cenoura;

* A ingestão de 700 ml de leite por dia;

* Começar a treinar o uso de copinho e da caneca;

* Após a refeição, oferecer pão ou biscoito para o bebê morder;

* Procure cozinhar bem a carne para evitar os parasitas que podem permanecer no intestino do bebê;

* Não alimente o bebê nos intervalos das refeições porque ele comeu pouco, para que ele possa comer bem na próxima refeição;

* Guardar as frutas e vegetais cozinhados na geladeira por no máximo até 48 horas e a carne não mais que 24 horas;

* Temperar as refeições com sal, cebola e tomate, e ervas finas;

* Evitar o uso de óleo na preparação das refeições.

Como adicionar laticínios à dieta infantil 

Quando a criança completa seis meses de idade, ela está no período ideal para definir os padrões de uma alimentação saudável, que servirão de base ao longo de toda a sua vida. Os laticínios são complementos importantes para a alimentação das crianças já a partir dessa idade.

Uma vez que a criança está pronta para receber novos alimentos, produtos lácteos como o iogurte e o queijo podem ser agora introduzidos. Esses alimentos oferecem sabores e texturas únicas para as crianças e complementam os demais alimentos.

Por exemplo, o consumo de iogurte integral puro ou com a adição de frutas com pouco açúcar ou vegetais fornece uma rica experiência de sabores azedos. Por sua vez, o queijo apresenta às crianças uma grande variedade de texturas, desde a sólida e suave, no caso do queijo Minas, até a granulosa, no caso da ricota.

Portanto, encoraje o seu filho a experimentar, cheirar e explorar esses alimentos. E apenas lembre-se que fazer um pouco de bagunça é apenas parte do processo de aprendizado. 

Sobretudo, adicionar o iogurte e o queijo à dieta infantil é uma maneira saudável de garantir que o seu bebê receba alguns dos nutrientes de que precisa. E a versatilidade desses alimentos facilita a introdução de frutas e vegetais que as crianças apreciarão por toda a vida.

A partir de um ano de idade, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças recebam de quatro a cinco porções por dia de laticínios. Mas essa frequência depende do volume que a criança come, já que refeições mais volumosas implicam num intervalo maior entre elas. Uma porção pode ser definida como meia xícara de leite integral ou iogurte e 15 gramas de queijo.

Agora você já sabe que pode introduzir iogurte e queijo integrais na alimentação dos seus filhos a partir dos seis meses de idade. Eles são um complemento importante para o leite materno ou a fórmula com adição de ferro. Além disso, é indicada a adoção do leite de vaca integral a partir do primeiro ano de idade.

Quer saber mais sobre os benefícios do leite? Veja por que esse alimento é a melhor fonte de cálcio.

Deixe uma resposta

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now