Características que fazem do leite uma das melhores fontes de nutrição.
O leite é um dos alimentos mais antigos presente nas refeições dos humanos. Nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno como alimento exclusivo na dieta da criança, é responsável por uma nutrição completa, além de fornecer os anticorpos necessários para os primeiros meses de vida da criança.
O ser humano é um dos poucos, se não o único mamífero que continua consumindo leite. A partir dos 6 meses, começa a introdução de leites vindo de outros animais, principalmente das vacas, já que esse possui alto valor nutritivo e é um dos alimentos mais acessíveis.
O leite é composto por água (entre 85,5% e 88,7%), gorduras (entre 2,4% e 5,5%), e sólidos (7,9 a 10%). Entre esses sólidos estão:
- 3,25% de Proteína (¾ de caseína)
- 4,6% de Lactose
- 0,65% de Minerais (Ca – Cálcio, P – Fósforo, Citrato, Mg – Magnésio, K – Potássio, Na – Sódio, Zn – Zinco, Cl – Cloro, Fe – Ferro, Cu – Cobre, Sulfato, Bicarbonato e outros)
- 0,18% de Ácidos (Citrato, Metanoato, Acetato, Lactato, Oxalato)
- Enzimas (Peroxidase, Catalase, FOsfatase, Lipase)
- Gases (Oxigênio e Nitrogênio)
- Vitaminas (A, C, D, Tiamina, Riboflavina e outras).
As dietas dos atletas, por exemplo, precisa ser composta por carboidratos, gorduras saudáveis, frutas e vegetais , além da proteína, esta última está presente no leite e seus derivados.
Os principais derivados do leite são o iogurte, a manteiga, os queijos e cremes. Para cada produto, o leite precisa passar por processo diferentes:
- Pasteurização para eliminar os microorganismos patogênicos
- Esterilização para conservar o produto
- Desidratação para transformar-se em leite em pó
- Evaporação da água e acréscimo de açúcar para transformar-se em leite condensado
- Fermentação do leite natural para converter os açúcares lácteos em ácido lático, usando para isso, microorganismos, e transformando-se em iogurte
- Coagulação para a separação da caseína (proteína), posteriormente a secagem e amadurecimento, para enfim transformar-se em queijo
- Separação da gordura através de força centrífuga para se transformar em manteiga
Por ser um alimento fundamental para a nutrição, muitos estudos ocorrem nessa área, a fim de entender melhor o leite. Alguns estudos indicam que é necessário o consumo de 3 porções diárias de leite com baixo teor de gordura ou outros produtos lácteos.
Outros estudos indicam que o consumo de leite previne doenças como a obesidade, a insônia, artrose e osteoporose. Mas o que já se sabe é que há vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, responsáveis pela visão, pelo crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos tecidos epiteliais, pelo processo imunológico e pela reprodução. Além da absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, ação antioxidante contra os danos dos radicais livres, energia, metabolismo celular e de aminoácidos, funcionamento do sistema nervoso, saúde da pele, metabolismo das células do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso.
Em resumo, o consumo de leite dentro de uma dieta balanceada e a prática de atividades esportivas, são aliadas da saúde.
Para saber mais sobre a importância dos nutrientes e de uma alimentação saudável, você pode ler esse artigo.