Laticínios Holandês

A importância de usar laticínios na culinária

Os laticínios fornecem importantes nutrientes para as dietas, por isso é comum utilizá-los em preparações, acompanhamentos e até mesmo como alimento principal nas refeições.

Sua composição é rica em Cálcio, um nutriente necessário para o fortalecimento ósseo e para a prevenção de doenças como a osteoporose.

Estima-se que existem mais de 400 categorias de queijos no mundo todo. Os mais bancos, são os considerados mais adequados para quem tem um consumo calórico mais restrito, porque além de menos gorduras, eles são ótimas fontes de proteínas e de sais minerais. Queijos em escamas podem ser incorporados em diversos pratos como: risotos, macarronadas, carpaccios e em pedaços dando um sabor extra para saladas e na elaboração de aperitivos.

Já os iogurtes são repletos de fibra alimentar e bactérias que auxiliam na regulação e funcionamento do organismo. Os iogurtes podem ser inseridos na dieta como desjejum, junto com frutas e oleaginosas, e assim como outros laticínios, podem ser utilizados em molhos e dips como: iogurte grego, molho holandês, molho de nozes, molhos franceses, iogurte com vinagre para saladas.

Outra categoria de laticínios, são os requeijões. Estes apesar de serem uma boa fonte nutricional, requerem um consumo equilibrado, já que é necessária uma quantia maior de gordura para tornar o produto mais cremoso.

Na culinária francesa existe um ditado que diz “se não está bom, coloque manteiga que melhora”, esse ditado expressa a importância da manteiga na culinária. Na sua composição é possível encontrar micronutrientes como: vitaminas A, E, B12 e K2. Seu sabor rico é acentuado quando aquecida, por que ela desenvolve um sabor de nozes. A manteiga, quando incorporada em massas, aumenta a incorporação de ar e a retenção da umidade e é ótima para cozinhar alimentos.

Diversos laticínios são utilizados na preparação de doces e sobremesas, como cremes, tortas e sorvetes, mostrando o quanto eles fazem parte do nosso dia a dia e como são importantes para a culinária.

Se você quer dicas de como utilizar os laticínios na culinária, confira esse outro artigo.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now