Laticínios Holandês

Como usar os laticínios na culinária da melhor maneira possível

Além de deliciosos puros, os laticínios são ingredientes muito especiais usados na culinária, capazes de agregar novos sabores e texturas aos pratos. Mas existem alguns truques que podem ser muito úteis para quem quer cozinhar com alguns desses produtos. A seguir, você encontrará algumas dicas que poderão ajudá-lo a tirar o melhor proveito possível dos laticínios em suas receitas.

1. Conheça as medidas corretas 

Pequenos detalhes podem fazer uma receita dar certo ou não. Embora cozinhar com muitas regras possa parecer chato, algumas delas exigem um alto grau de precisão. Por isso, é sempre bom ter uma boa noção das medidas corretas na hora de seguir as instruções de uma receita.

Por exemplo, se você precisa de uma xícara de chá de Leite Integral, então estamos falando de exatamente 240 ml de leite. A seguir, listamos algumas das principais medidas para que você possa seguir as suas receitas à risca:

Leite 

1 xícara = 240 ml

1 colher (sopa) = 15 ml

1 colher (chá) = 5 ml

Manteiga/Margarina: 

1 xícara = 200 g

1 colher (sopa) = 15 g

Farinha de trigo: 

1 xícara = 120 g

1 colher (sopa) = 7,5 g

Sal: 

1 colher (chá): 5 g

1 colher (sopa): 15 g

Fermento químico (em pó): 

1 colher (chá): 4 g

1 colher (sopa): 12 g

Açúcar: 

1 xícara = 180 g

1 colher (sopa) = 12 g

2. Faça os seus próprios caldos e temperos 

Os caldos e molhos são alguns dos elementos mais importantes para dar sabores diferenciados às receitas. Porém, em vez de usar temperos prontos e industrializados, você pode tentar usar versões mais frescas e saudáveis para dar mais sabor e vida aos seus pratos. Se você tiver uma horta em casa e puder usar produtos frescos, melhor ainda. Ou você pode usar também temperos secos em vez de versões prontas e mais industriais, como caldos em cubo.

Bons caldos são a base para muitas receitas, como risotos, e fazem toda a diferença no resultado final. Fazer o seu próprio caldo de frango, por exemplo, é bastante simples, e você ainda pode congelar uma parte e usar para várias receitas.

Além de legumes e temperos, uma dica é usar alguma casca de queijo para encorpar e dar profundidade ao sabor do caldo. Queijos do tipo duro, como Parmesão, Colonial ou Minas Curado, que têm cascas naturais e sem corantes ou tinta, são os mais indicados para esse tipo de preparo.

O modo de preparo é bem simples: basta mergulhar um pedaço de casca no caldo enquanto ele estiver fervendo. A casca vai se desmanchar e dar consistência e sabor ao caldo. A dica serve também para se preparar um bom molho de tomate.

3. Tire os ingredientes da geladeira antes de usar 

A melhor temperatura para preparar grande parte dos ingredientes de qualquer receita é quase sempre a temperatura ambiente. Ou seja, nem muito quente, nem muito fria.

Por isso, antes de preparar uma receita, lembre-se de tirar os ingredientes da geladeira com alguma antecedência. No caso dos queijos, é recomendável deixá-los pelo menos 40 minutos em temperatura ambiente antes de começar o preparo.

Essa dica vale também para alimentos como manteiga, carnes e ovos, que também ficam mais saborosos e fáceis de manipular quando estão em temperatura ambiente.

Quer saber mais sobre como cozinhar usando laticínios? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now