Laticínios Holandês

Como cozinhar utilizando laticínios

Os laticínios oferecem muitos nutrientes benéficos para a saúde, incluindo vitamina D, cálcio, potássio, e proteína de alta qualidade. 

Os laticínios também possuem propriedades culinárias únicas. Quer aproveitar ao máximo esses produtos? Aqui estão algumas dicas e truques para cozinhar com alimentos lácteos. 

Leite 

Adicionar o leite como ingrediente tornará os seus alimentos mais ricos e nutritivos.  

* Faça a sua aveia, chocolate quente e sopas com leite em vez de água para obter um sabor mais cremoso e nutritivo. Mas lembre-se de que o leite deve ser aquecido suavemente e devagar. Do contrário, o calor excessivo pode resultar em um sabor queimado ou uma película de proteína por cima do leite. 

* Use leite em vez de água para fazer sopas em lata mais cremosas. Esse produto também pode adicionar riqueza, maciez e umidade à massa de pão e outros produtos assados.  

* Para deixar o arroz mais rico em nutrientes, prepare-o com leite em vez de água, ou use metade água e metade leite. Assim, você terá uma refeição com muito mais energia, cálcio, proteínas e fósforo. 

* Batata, mandioca, cenoura, espinafre, couve-flor e outros legumes são outros alimentos que ficam mais nutritivos quando cozidos no leite. E, para não desperdiçar o leite utilizado no cozimento, você também pode aproveitá-lo para preparar cremes, purês e suflês. 

* Você também pode deixar os ovos mexidos e omeletes mais macios, batendo cerca de 2 colheres de sopa de leite para cada ovo batido. 

Queijo 

Também não se esqueça de adicionar queijo aos seus pratos favoritos. Além de adicionar sabor, esse produto é uma excelente fonte de cálcio, proteína de alta qualidade e fósforo, ajudando a construir e manter ossos saudáveis. 

* No preparo de pratos com queijo, adicione o queijo no final do preparo, principalmente em molhos e sopas. Você também pode polvilhar o queijo ralado nos últimos 10 minutos ao assar pratos e caçarolas.  

* Ao cozinhar com queijo no fogão, cozinhe em fogo baixo a médio, pois manter em fogo alto por longos períodos fará com que o queijo se separe. 

* Ao assar hambúrgueres, adicione o queijo cerca de 2 minutos antes de remover a carne do fogo para garantir o derretimento adequado. 

Iogurte 

O iogurte é um ótimo ingrediente para usar ao cozinhar e assar. Utilize esse produto em suas receitas para manter a sua consistência rica e cremosa. 

* O iogurte é muito bom para molhos de salada e pode ser usado também para criar cremes semelhantes à maionese. Use esse produto como um substituto para ingredientes com alto teor de gordura, como óleo ou maionese. 

* Reduza a quantidade de óleo em sua receita, substituindo metade do óleo por 3/4 de iogurte. Porém, se você aquecer o iogurte muito rapidamente, ele se separará em coalhada e soro de leite. Além disso, mexer demais o iogurte pode fazer com que se quebre e fique ralo.  

* A acidez suave do iogurte e o seu cálcio atuam como amaciantes naturais para as carnes. 

* A recomendação é dar preferência ao iogurte sem sabor para receitas salgadas e molhos. Já aqueles com sabor são bem-vindos em pratos doces. 

* Assar bolos ou outros doces com iogurte adiciona umidade e sabor picante. Como o iogurte é espesso, você precisará de menos farinha nos produtos assados, produzindo menos glúten e obtendo uma textura mais macia. 

Manteiga 

Como um produto natural de creme de leite pasteurizado, a manteiga confere densidade, profundidade e uma sensação suave aos alimentos que amamos.  

Embora haja muitos usos para a manteiga na cozinha, aqui estão algumas dicas: 

* Adicione uma colher de chá de manteiga a vegetais recém-cozidos, mexidos no arroz quente ou colocados em cima de um peito de frango grelhado. 

* Para infundir sabor e dar sensação na boca, adicione manteiga a vegetais de sabor neutro quando você os refoga.  

* Para refogar os legumes na manteiga, utilize fogo baixo para dourar sem fritar. 

* Para diminuir a instabilidade da manteiga quando submetida a temperaturas elevadas, basta usar um pouco de óleo vegetal misturado à manteiga para dourar cebola, alho e legumes. Desse modo, a manteiga fica mais estável. 

* No preparo de bolos, a manteiga auxilia na maciez, pois impede que a rede de glúten se forme. A gordura envolve as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Além disso, a manteiga dá sabor à massa. 

Nós esperamos que essas dicas ajudem você a incorporar mais laticínios em suas receitas e deixem os seus pratos mais saborosos e nutritivos. 

Quer saber mais sobre como os laticínios são usados na culinária? Veja aqui

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now