Laticínios Holandês

Como aproveitar os seus laticínios ao máximo

Cerca de 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas no Brasil por dia. Esse montante representa certa de 30% dos alimentos produzidos no País, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).  

Você costuma jogar comida fora em casa? Alguns cuidados podem contribuir para aumentar a durabilidade desses alimentos, evitar a contaminação e assegurar o seu sabor e textura por mais tempo. Neste artigo, você encontrará dicas para que possa aproveitar ao máximo os seus alimentos lácteos e reduzir os desperdícios.

Tenha cuidado na hora da compra 

* Deixe para adquirir os alimentos refrigerados por último no supermercado. Além disso, eles devem ser os primeiros alimentos que você guardará na geladeira em casa.  

* Também procure comprar apenas a quantidade de produtos que você pretende usar em uma semana. Desse modo, não terá problemas com prazos de validade e evitará desperdícios. 

Verifique a integridade da embalagem 

* Ao escolher o queijo, verifique se a embalagem do produto está íntegra, sem invasão de ar. Isso ajuda a evitar a contaminação. Para preservar as características desse alimento após abrir a embalagem, o ideal é comprar a quantidade exata para uns três ou quatro dias.

* Além disso, mantenha o recipiente bem fechado para evitar que o leite absorva outros sabores enquanto estiver armazenado na geladeira. 

Armazene na temperatura adequada 

* Armazene o leite, queijo e iogurte numa temperatura entre 1,5˚C e 4,5˚C para maximizar o frescor.  

* Não deixe alimentos perecíveis ao ar livre por mais de 2 horas – e limite esse tempo a apenas 1 hora se a temperatura estiver acima de 30˚C. 

* Queijos duros podem durar de 3 a 4 semanas bem embrulhados na geladeira após a abertura. Não há problema em congelar queijo duro, mas a textura e o sabor podem perder qualidade com o tempo.  

Organize a sua geladeira 

* O local onde você armazena certos alimentos também pode afetar o tempo que eles permanecem frescos. O queijo e o iogurte devem ser fechados hermeticamente e guardados na prateleira superior. Já o leite dura mais tempo na prateleira inferior, onde permanecerá mais gelado. 

Cuidados no congelamento 

Se você não puder usar os produtos imediatamente, congele-os. Mas é preciso observar alguns cuidados: 

* O leite em saquinho pode ser congelado na embalagem original, que já apresenta espaço para expansão. Ou em recipientes de tamanhos variados, de acordo com o uso que fará do produto. 

* A maioria dos queijos duros pode ser congelada, mas pode haver mudanças na textura. Alguns deles ficam quebradiços quando descongelados, enquanto a maioria dos queijos ralados congela bem. 

* A manteiga com sal pode ser congelada por até 9 meses, e a manteiga sem sal por 6 meses. Deixe a manteiga congelada descongelar na geladeira ou tente ralar com um ralador de queijo. 

* O iogurte pode ser congelado por até 2 meses, mas pode haver mudanças na textura e perda de suas culturas ativas vivas. 

Dicas de armazenamento 

* Certifique-se de armazenar o leite de maneira adequada para aproveitá-lo ao máximo. Evite deixá-lo na porta da geladeira, onde ele fica mais suscetível ao ar mais quente, devido ao movimento de abrir e fechar a porta. O leite deve ser armazenado na prateleira inferior, para que permaneça o mais gelado possível. 

* O leite de saquinho deve ser mantido sob refrigeração, e tem validade de 3 a 5 dias. Após aberto, o produto deve ser consumido em até 3 dias.

* Guarde o queijo em sua própria gaveta, pois ele absorve outros sabores facilmente. 

* Armazene o iogurte na prateleira superior da geladeira e mantenha a tampa da embalagem bem apertada para maximizar o frescor. 

* A vida útil do iogurte pode ser estendida em 1-2 meses se armazenado em um freezer. No entanto, você pode notar uma aparência e textura diferentes depois de descongelado. 

* Armazene o queijo quark e o creme de leite nas prateleiras inferiores para manter a qualidade por mais tempo. 

* Armazene a manteiga em uma prateleira do meio; embrulhe bem o produto para mantê-lo fresco. 

* Não guarde o leite ou a manteiga na porta da geladeira, pois eles ficarão expostos ao ar mais quente quando a porta estiver aberta. Use a porta para armazenar condimentos em vez disso. 

Não jogue o iogurte fora porque há líquido no topo – isso é apenas o whey (proteína do leite presente no soro). Basta mexer o produto para se obter uma consistência mais cremosa novamente. 

Todos os produtos do Laticínios Holandês são feitos de modo tradicional, com todo o amor e carinho da nossa família. Tudo isso para que eles cheguem sempre frescos e saborosos até a sua mesa e faça sucesso também com a sua!  

Veja também este artigo sobre as combinações perfeitas para os diferentes tipos de queijo. 

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now