Laticínios Holandês

Conheça os benefícios da manteiga para a saúde

A manteiga é um derivado do leite muito apreciado desde a antiguidade. Além de ser um acompanhamento delicioso para passar no pão e um ingrediente valioso para diversas receitas, esse produto também é um alimento muito saudável e nutritivo. 

A manteiga faz parte da alimentação humana há milhares de anos. De origem animal, esse produto é completamente natural, feito a partir de leite de vaca e da gordura do leite que foi separada de outros de seus componentes. 

Neste artigo, vamos abordar quais são os principais nutrientes da manteiga e os seus benefícios para o nosso organismo. 

Entenda a controvérsia envolvendo o consumo de gordura 

Nas décadas passadas, a manteiga foi injustamente associada ao surgimento de doenças cardiovasculares, devido ao seu alto teor de gordura saturada. Alguns dizem que o consumo de gordura pode aumentar os riscos de doenças coronárias. No entanto, já sabemos que a ciência vem mudando esse preceito, pois descobriu-se que a gordura saturada utilizada de forma correta não é maléfica para saúde. 

Recentemente, diversos autores vêm publicando estudos que apontam associações benéficas entre a ingestão da gordura dos produtos lácteos e a redução da obesidade infantil, melhorias na composição corporal de adultos, prevenção de aterosclerose, osteoporose, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer. 

Até  porque o nosso organismo precisa da gordura saturada para absorver vitaminas como a A, B e K. Além disso, por ser de origem animal, ela é reconhecida por nosso corpo e digerida com maior facilidade. 

Saiba quais são os principais nutrientes da manteiga 

A manteiga contém uma variedade imensa de vitaminas, principalmente as lipossolúveis, como A, E, B12 e K2. A presença da vitamina K2, por exemplo, tem como uma de suas principais características a proteção contra osteoporose e doenças cardiovasculares.   

A manteiga também possui minerais e ácido láurico, que ajudam o organismo a se prevenir contra infecções fúngicas. Além disso, ela é rica em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os danos celulares e contribui para fortalecer o sistema imunológico.  

Esse produto apresenta ainda ácidos graxos essenciais, que possuem funções indispensáveis na estabilidade necessária para que o organismo realize suas funções adequadamente. Além disso, essas substâncias auxiliam na saúde do coração e do cérebro. 

Alguns ácidos graxos presentes na composição da manteiga destacam-se por suas inúmeras atividades fisiológicas, como o ácido linoleico conjugado (CLA). Essa substância tem uma ação benéfica à saúde, por fortalecer o sistema imunológico e por apresentar características anticarcinogênicas, antiteratogênicas, atividades antibacterianas e antidiabéticas. 

A manteiga é também uma ótima fonte de gordura, já que possui, no mínimo 80% (m/m) de lipídeos. Entretanto, ele não é considerado uma fonte relevante de proteínas e carboidratos. 

Não existe uma quantidade diária adequada para o consumo desse produto. Mas ele deve ser consumido com moderação, pois também apresenta níveis altos de colesterol e gordura saturada. Como tudo na vida, equilíbrio e moderação são fundamentais. 

Consistente e cremosa, a Manteiga Holandês é feita do creme de leite padronizado e pasteurizado. Extraída de um plantel de gado selecionado, ela é feita com ingredientes frescos e naturais, sem a presença de corantes ou aditivos.

Quer saber mais sobre os benefícios da manteiga? Veja esse artigo sobre as diferenças entre a composição da manteiga e da margarina.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now