Laticínios Holandês

Cuidados necessários na compra de produtos alimentícios 

Na hora da compra, é importante verificar no rótulo a composição dos produtos, e ficar atento também para os prazos de validade. Desse modo, é possível ficar mais consciente sobre os produtos que você consome e controlar os níveis de açúcares, gorduras, sódio e calorias.  

Mas você sabe como interpretar o rótulo dos produtos? Quais informações são encontradas no rótulo da embalagem desses alimentos? Neste artigo, vamos explicar quais são os principais fatores que devem ser observados na compra de produtos alimentícios.

1. Nome dos produtos: Algumas vezes já deve ter acontecido de você ir ao supermercado e comprar algum produto imaginando ser algo, mas se tratar de outra coisa. Para evitar levar gato por lebre, é importante ficar atento às informações presentes no rótulo. Saber identificar bem o seu produto é fundamental para que o consumidor não se sinta insatisfeito ao comprar um produto diferente do que esperava.

Ao adquirir um suco de laranja, por exemplo, muitas vezes a pessoa adquirir um produto com pouca fruta e muitos ingredientes artificiais. O néctar, por exemplo, contém um percentual de apenas 20% a 50% de suco, e o restante não passa de água, corantes, conservantes e açúcar. Esse produto sai mais barato para o consumidor e tem uma margem de lucro maior para a indústria, mas a sua qualidade é mais baixa do que o suco de laranja integral. Daí a importância de se identificar de maneira correta o nome do seu produto no momento da confecção do rótulo.

2. Data de validade: Sempre presente nos rótulos de alimentos perecíveis, indica o prazo em que o produto pode ser consumido com segurança. Os alimentos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que o seu consumo pode significar risco para a saúde do consumidor. Esse período inicia na data de fabricação do produto e se estende até que a qualidade definida para cada mercadoria esteja fora dos padrões esperados para as condições de distribuição, armazenamento e comercialização.

O prazo de validade depende de diversos fatores, como a formulação dos ingredientes dos produtos, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, as condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.

2. Quantidade e ordem dos  ingredientes: A composição e os ingredientes dos produtos perecíveis são informações necessárias em qualquer rótulo, obrigatórias por lei. Mas o que pode parecer ser transparente com o público consumidor pode se tratar de uma armadilha. O excesso de ingredientes informados pode indicar que o alimento é ultraprocessado, ou seja, mais artificial e prejudicial à saúde.

Portanto, é preciso ficar atento para evitar o consumo de produtos ultraprocessados, como bolachas, salgadinhos e refrigerantes, e optar por uma marca que seja mais natural. A ordem em que os ingrediente são apresentados também é muito importante, pois o primeiro ingrediente na lista deve ser aquele que compõe majoritariamente o produto. 

3. Tabela nutricional: A tabela nutricional traz diversas informações importantes para o consumidor. Afinal de contas, os níveis de gorduras, açúcares, sódio, entre outras informações, são de extrema importância para aqueles que prezam pelo controle de sua alimentação e pelo cuidado com a sua saúde.

Por exemplo, é importante ficar atento a informações detalhadas de itens como gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans. Embora esteja presente em muitos alimentos industrializados, a gordura trans deve ser evitada, pois ela não tem nenhum benefício comprovado para o organismo, mas pode aumentar o colesterol ruim e ainda diminuir os níveis de colesterol bom, se for consumida em excesso.

Portanto, fique atento a todas as informações necessárias nos rótulos dos alimentos, e garanta o consumo de alimentos mais nutritivos e saudáveis.

Quer saber mais sobre a importância dos diversos nutrientes para uma alimentação saudável? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now