Laticínios Holandês

Como conservar os produtos lácteos nas lancheiras das crianças?

Os produtos lácteos são muito importantes para a nutrição e a saúde das crianças. Porém, esses alimentos são muito perecíveis, e por isso necessitam de um maior cuidado no armazenamento e transporte.

Uma dúvida muito comum entre os pais é sobre como conservar os produtos lácteos nas lancheiras dos seus filhos. Neste artigo, explicaremos quais são os cuidados necessários para  que esses produtos possam ser usados no lanche escolar.

Quais produtos podem ser usados no lanche escolar? 

Entre os produtos lácteos mais comuns usados como lanches, podemos citar o leite, iogurte, a bebida láctea ou o queijo e requeijão usados em sanduíches. O leite pode ser usado puro ou misturado com cacau, mel, batido com frutas, entres outras opções.

A conservação desses alimentos depende muito do tempo que eles levarão para serem consumidos. Para os lanches do mesmo turno, em que o alimento será consumido em até 4 horas, é possível optar pelo uso da garrafa térmica e do gelo reutilizável. Mas para crianças que estudam em período integral e passam até 12 horas fora de casa, não é recomendado o envio de lácteos, a não ser que a criança consuma o produto no início do turno ou a escola disponibilize uma geladeira para a conservação desses alimentos.

Prefira as lancheiras térmicas 

O ideal é que esses e outros alimentos sejam sempre mantidos em ambientes frescos ou refrigerados. Com a conservação adequada, eles podem ser guardados nas lancheiras sem problemas. Mesmo assim, o ideal é optar pela lancheira térmica, que pode ser facilmente encontrada no mercado. Mas assegure-se de que ela tenha um fechamento seguro e seja fácil de lavar e higienizar.

Além disso, deve-se dar preferência a garrafas e potes térmicos, que são capazes de manter a temperatura e conservar melhor as bebidas. Se possível, opte pelas de inox, pois elas não pegam o cheiro e nem o gosto, além de conservar os produtos por mais tempo.

Use bolsas de gelo em gel 

Outra dica é utilizar gelos reutilizáveis para manter a temperatura baixa. Eles geralmente são feitos de bolsas plásticas com gel, que devem ser congeladas antes de serem colocadas na lancheira. Esse item ajuda a manter a lancheira fresca até a hora do lanche ser consumido, mesmo nos dias mais quentes. Mas capriche no tamanho do gelo, para que a lancheira fique bem fresquinha pelo tempo necessário.

Outra dica é colocar o iogurte ou a bebida láctea no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar. Um pouco antes de ir para a escola, retire-o e coloca na lancheira. Até a hora do recreio, o produto vai estar descongelado e fresco para o consumo.

Você gostou desse artigo? Quer saber por que os laticínios são tão importantes para a dieta infantil? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now