A origem do Queijo Colonial, uma herança dos descendentes italianos
Um dos queijos mais tradicionais e populares da região sul do Brasil, o Queijo Colonial carrega a identidade dos imigrantes italianos, que chegaram na região no fim do século XIX. Ao se estabelecerem aqui, os imigrantes formavam pequenas colônias de agricultores, ficando conhecidos como “colonos”.
Produzido principalmente nas áreas rurais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por ser fruto de produção artesanal, ter um processo de manufatura simples e de baixo custo, ele logo se tornou uma fonte complementar de renda para os pequenos produtores. Inicialmente o queijo colonial era produzido para consumo próprio, e utilizado para trocar com famílias da região por outros produtos, assim como ocorria com os salames, vinhos e doces em geral.
Para a produção desse queijo é utilizado basicamente, leite, sal e fermentos lácteos, e seu processo de cura pode demorar de 30 a 75 dias. O queijo não possui um padrão, mas suas características mais comuns são, a casca amarelada e mais dura, enquanto sua massa interna é macia e levemente picante.
O leite utilizado na produção era normalmente de vacas holandesas e jersey, que tinham a alimentação à base de pasto, e complementado com milho, mandioca e ramas de batata-doce, dando um sabor diferenciado que é uma das características desse queijo.
Normalmente o queijo colonial é consumido “in natura” acompanhado de vinho tinto, normalmente produzido nessas mesmas propriedades, mas também pode ser utilizado como ingrediente em diversos pratos, como pizzas e até em sanduíches, e o mais tradicional em casas dos descendentes, junto com polenta sapecada no fogão à lenha.
Com o aumento do mercado de laticínios e o êxodo rural, a produção artesanal foi dando lugar para as indústrias de laticínios, que adaptaram a produção, mantendo a qualidade do leite utilizado e as características tradicionais do queijo colonial.
Convidamos você a experimentar o Queijo Colonial Holandês, e mergulhar nessa história. Para saber mais sobre nossa linha de produtos, clique aqui.