A origem da Manteiga
Um dos alimentos mais universais, presente na culinária da maioria dos países, a Manteiga é tão antiga quanto a domesticação dos animais para consumo humano. Porém não se tem muita certeza da sua origem.
Nós conhecemos duas histórias da possível origem, e ambas, por coincidência ou não, a Manteiga surgiu de forma acidental.
Uma delas conta a história de um produtor de leite que esqueceu o leite em um balde por tempo suficiente para esse leite se separar e criar uma camada de gordura, que conhecemos como nata. Batendo essa nata, o produtor obteve uma pasta amarelada, cremosa e extremamente saborosa, que conhecemos hoje como Manteiga.
A outra história, é de um nômade que colocou o leite de carneiro em uma bolsa de pele de carneiro, amarrou a bolsa em seu cavalo, e cavalgou por uma longa distância até que, ao pegar a bolsa se deparou com uma pasta amarelada, cremosa e, como você já sabe, extremamente saborosa, a Manteiga.
Mesmo hoje em dia, algumas regiões da África ainda produzem manteiga de uma forma muito parecida com a que o nômade chegou no resultado. Colocam o leite em bolsas e amarra ela em um poste e giram até que se transforme em manteiga.
Depois da modernização e industrialização mundial, a manteiga começou a ser produzida em larga escala. As primeiras fábricas, tem registro do ano de 1860, nos Estados Unidos da América. Em 2018, os EUA ocupavam a primeira colocação entre os maiores produtores de manteiga, com uma produção de quase 900 mil toneladas por ano. Nessa mesma pesquisa, o Brasil ocupava a 14º posição.
Há diversas histórias envolvendo a Manteiga. Durante o período de escassez devido à Segunda Guerra Mundial, os noruegueses usavam a manteiga como moeda corrente. Já alguns povos escandinavos, usaram barris de manteiga para sepultar seus mortos. A longevidade do povo Hunza, média de vida de 100 anos, foi atribuída ao consumo de Manteiga.
O sabor e a textura da manteiga podem variar de país para país, já que há regras diferentes para o mínimo de teor de gordura necessário para produzir o produto.
Existem alguns tipos de manteigas atualmente no mercado, com sal, sem sal, manteiga clarificada e a manteiga ghee são as mais conhecidas.
Para conhecer mais sobre os tipos de manteigas, acesse esse link.