A importância de consumir laticínios durante a gestação

Durante a gestação e a amamentação, a dieta da mãe precisa ser acompanhada de perto pelos médicos, já que a mãe precisa aumentar significativamente a ingestão de nutrientes.

Entre os nutrientes mais importantes para a saúde gestacional, as proteínas, algumas vitaminas e minerais devem ser consumidos cerca de 50% ou mais do que antes. O consumo de leite e laticínios assegura uma gravidez saudável, e um bom desenvolvimento do bebê, além de reduzir os riscos de possíveis complicações na gestação.

Confira a lista de nutrientes e os benefícios deles para a mãe e para o bebê:

– Proteínas: são essenciais para a formação da placenta, desenvolvimento e crescimento do bebê. Alimentos ricos em proteínas: Leite, Queijos, Iogurtes, feijão, ervilha, carnes, peixes e ovos.

– Cálcio: auxilia no desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê, e previne a mãe da cárie gestacional. Os lácteos com menor quantidade de gordura, são os que possuem maior concentração de cálcio. Alimentos ricos em cálcio: Leite, Queijos, Iogurtes, couve cozida, tofu e pão de centeio integral.

– Zinco: responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico e a formação neurológica do bebê. A baixa quantidade de zinco pode causar má formação, baixo peso e em casos severos, levar à morte prematura. Alimentos ricos em zinco: Leite, Queijos, Iogurtes, carne de vaca, cereais e oleaginosas.

– Iodo: importante para o desenvolvimento e crescimento do cérebro, e do sistema nervoso do bebê, e a  falta dele pode causar deficiências cognitivas. Na gestante, durante a gravidez e a amamentação, o iodo melhora o metabolismo, auxiliando na eliminação da urina. Alimentos ricos em iodo: Leite, Queijos, Iogurtes, peixes de água salgada, legumes e leguminosas.

– Probióticos: auxiliam tanto na saúde intestinal da mãe, como do bebê, já que as bactérias boas são repassadas da mãe para o filho, mesmo durante a amamentação. As gestantes ainda se beneficiam dos probióticos após o parto, na prevenção de obesidade, diabetes tipo 2 e na depressão. Alimentos ricos em probióticos: Iogurte, kombucha, vinagre de maçã, miso.

São muitas razões para as mães manterem o leite e derivados nas suas dietas, durante a gestação, apenas não será indicado, caso a mãe possua restrição alimentar, por isso é importante estar sempre acompanhada do seu médico.

Lembre-se a OMS recomenda que a amamentação materna seja o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida, dessa forma os nutrientes que a mãe ingere, beneficiam também o bebê. Saiba por que é importante o uso de laticínios na culinária, acesse esse link.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now