Laticínios Holandês

Vantagens da produção de leite à base de pasto

história vaca holandesa

Como o próprio nome já diz, o sistema de produção de leite à base de pasto busca oferecer pastagem suficiente e de qualidade para o rebanho, com menores custos, maior rentabilidade e sustentabilidade. De acordo com a Epagri, esse sistema já está presente 16.500 propriedades rurais brasileiras, abrangendo cerca de 178 mil hectares.

A Região Sul do Brasil está situada numa latitude privilegiada para produção de leite à base de pastagens. Mas, para que possibilitem a alta lotação animal, as propriedades precisam utilizar espécies forrageiras de potencial produtivo elevado e consumo por animal, gerando altas produções por área.

A pecuária de leite responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e está presente em 60 mil estabelecimentos rurais do Estado. Além da relevância econômica, a atividade possui grande importância social, pela viabilização da pequena propriedade rural e pela renda mensal que oferece, promovendo a permanência das famílias no meio rural com qualidade de vida.

Neste artigo, vamos explicar como funciona e abordar as vantagens da produção de leite à base de pasto.

Saiba como funciona a produção de leite à base de pasto 

A pastagem como forma de alimentação animal apresenta algumas vantagens em relação aos sistemas confinados, pois contribui para a melhoria da qualidade da alimentação dos animais. Para os produtores, a pastagem natural exige menores investimentos e apresenta baixos custos operacionais.

A maior parte do leite produzido na América Latina é proveniente de pequenas e médias propriedades, e está baseada, principalmente, no uso de pastagens. As pastagens e forragens cortadas podem contribuir com até 100% na alimentação do rebanho. Entre as gramíneas utilizadas com essa finalidade, destacam-se o capim-elefante, a cana-de-açúcar, o sorgo, o milho, a aveia e o azevém.

Porém, durante o período de baixa disponibilidade de forragens, é necessário suplementar a pastagem com forragem conservada, como silagem, feno ou forragem verde picada (capim-elefante, cana-de-açúcar ou milho).

Vantagens do uso de pasto rotacionado

Para garantir a disponibilidade da pastagem natural, o sistema de pasto rotativo ou rotacionado tem demonstrado ser uma alternativa eficiente para a produção de leite. Ela é especialmente indicada para pequenos e médios produtores, por utilizar uma pequena área, exigir baixo investimento.

Para otimizar a produção, as áreas de pastagens ainda são piqueteadas, ou seja, divididas em áreas menores, que são usadas em rodízio. Assim, os animais sempre têm um piquete novo, com pasto fresquinho, além de sombra e água à vontade. Essa técnica de manejo de pastagem, adotada pelo Laticínios Holandês, é chamada de pasto rotacionado.

Para garantir a qualidade do leite, todo esse cuidado com a alimentação deve ser aliado com cuidados com o manejo e o bem-estar dos animais, o controle da mastite, adequações na sala de ordenha, cuidados com a higiene e o resfriamento do leite, entre outras medidas. Todo esse esforço no campo traz mais qualidade para os produtos que chegam à mesa do consumidor.

Por propiciar uma criação mais natural e ao ar livre, o pasto rotacionado contribui para aumentar o bem-estar animal. Viver ao ar livre e com mais espaço para cada animal garante menores níveis de estresse, além de dificultar a disseminação de doenças.

Sob o ponto de vista ambiental, o uso de pastagens perenes possibilita manter e melhorar a fertilidade do solo, reduzir a necessidade de insumos e proporcionar um balanço adequado de nutrientes, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

As consultorias agroecológicas de pasto rotacionado adotadas pelo Laticínios Holandês permitem um maior aproveitamento da terra e facilitam a criação dos animais. Esse sistema garante uma produção maior de leite em uma área menor, reduzindo o uso de insumos e dos recursos naturais.

O leite Holandês, produzido pelo Laticínios Holandês, é fornecido por produtores de Santa Catarina. Todos eles possuem um plantel de gado de alta qualidade associado a um processo de grande cuidado e ótimo manejo dos seus rebanhos.

Quer saber mais sobre os benefícios da pastagem natural e do pasto rotacionado? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now