Laticínios Holandês

Saiba como ocorre a fermentação dos alimentos

A fermentação é provavelmente o método culinário mais antigo que existe. De importância fundamental para a produção e conservação de muitos alimentos, ela possibilitou ao homem estocar comida muito antes que a geladeira fosse inventada.

Em tempos recentes, o consumo de produtos fermentados tem sido cada vez mais valorizado, devido à demanda crescente dos consumidores por métodos de preservação de alimentos considerados mais naturais e saudáveis. Produtos como o queijo, iogurte, manteiga, coalhada, vinho, café e chocolate passam por fermentação em algum estágio do seu preparo.

Além disso, a ação de microrganismos ajuda o nosso corpo a digerir os alimentos. Esse processo é importante para os seres vivos porque gera energia para a realização de atividades vitais. Todos os organismos vivos retiram energia de moléculas orgânicas, seja açucares, aminoácidos ou ácidos.

Neste artigo, vamos explicar como a fermentação ocorre e qual é a importância desse processo para a produção de alimentos lácteos.

Entenda como ocorre o processo de fermentação 

A fermentação baseia-se na proliferação de certos microrganismos não prejudiciais à saúde humana durante o seu metabolismo. Esses microrganismos formam enzimas geralmente ácidas que modificam o pH e impedem a proliferação de microrganismos de decomposição.

Para que esse processo aconteça, um batalhão de microrganismos precisa entrar em ação: bactérias e leveduras (fungos microscópicos) promovem essas transformações por meio de reações químicas.

Atuando no leite, por exemplo, estas bactérias anaeróbicas transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido lático, com consequente abaixamento do pH do meio. A partir do leite assim tratado, muitos produtos importantes na alimentação podem ser produzidos, como o queijo, a coalhada, o iogurte e os leites fermentados.

Mudanças complexas em proteínas e carboidratos amaciam a textura de produtos fermentados e mudanças no sabor acontecem pela redução da doçura e aumento da acidez. Além de serem mais estáveis, todos os alimentos fermentados possuem aroma e sabor característicos que resultam, direta ou indiretamente, dos organismos fermentadores.

Você gostou desse artigo? Veja essa matéria sobre os nutrientes do leite e os seus benefícios para o nosso organismo.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now