Nata Holandês
A Nata, ou Creme de Leite, tem registros do seu primeiro uso pelos Romanos, por volta do século IX, e nada mais é do que a gordura separada do leite.
Ela é usada para fins culinários nos quatro cantos do mundo, mas sua composição e utilização varia. Por ter um sabor neutro, ela pode ser utilizada em preparações de doces, salgados e até mesmo fermentados.
A Nata é retirada do leite fresco de duas formas, gerando produtos diferentes que podem ser utilizados de formas diferentes. Quando o leite é colocado em repouso, a porção mais gorda se separa da mais líquida, ficando na superfície. Essa nata possui 30% da gordura do leite e é a que conhecemos como Nata fresca.
A outra forma de extração desse produto, é através da centrifugação. Coloca-se o leite em maquinário que extrai a gordura que posteriormente é tratada termicamente para conservar por mais tempo, através de processos como a pasteurização, esterilização e UHT.
O creme de leite fresco tem uma validade menor, por que não tem conservantes, e por essa razão precisa ser mantido refrigerado. Já os produtos embalados em caixinha ou lata não precisam ficar em geladeira e seu período de validade é maior.
Outro aspecto interessante da Nata é que ela pode ter variação no teor de gordura devido ao local onde é produzida, já que seu fim também varia.
Esses são alguns exemplos de como a Nata pode ser utilizada:
➡ ️ adicionando açúcar e aroma à Nata, e batendo até que ela chegue a consistência de chantilly, muito utilizado na confeitaria.
➡ ️ apenas batendo a Nata por um tempo um pouco maior do que a consistência de chantilly, você obterá a Manteiga, e como subproduto ainda terá o leitelho, ou “buttermilk”, também utilizado nas preparações culinárias.
➡ adicionando a Nata em molhos de carne, cogumelo e muitas outras opções, você terá um delicioso estrogonofe
➡ ️ Nata fermentada é conhecida como “crème fraîche”, Nata azeda ou creme azedo (sour cream), comum nos EUA e na França.
➡ ️ também é essencial para servir junto com a “Borsch” (sopa de beterraba) e a Pelmeni (massa recheada), tradicionais da culinária Russa, Ucrânia e outros países do Leste Europeu.
Essencial na produção de bolos e tortas aqui no Brasil, a Nata Holandês é destaque e uma das preferidas pelas confeitarias e indústrias alimentícias de Santa Catarina. Feita com o leite Holandês de ótima qualidade, tecnologia e segurança, o produto é conhecido pelo sabor e frescura. Por estar mais perto dos pontos de venda da capital, no dia seguinte a sua fabricação, o consumidor já pode encontrá-lo nas prateleiras e consumi-lo muito mais fresco.
Gostou? Então acesse esse link e confira a receita deliciosa de Biscoitos de Nata da Vovó que é um sucesso.