Laticínios Holandês

Leite para a prevenção de doenças

Além de deliciosos, o leite e os alimentos lácteos também podem reduzir o risco de doenças crônicas quando incluídos em um plano de alimentação saudável.

Na verdade, estudos mostram que alimentos lácteos ricos em nutrientes ajudam a reduzir o risco de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Esses produtos também são fontes importantes de cálcio e vitamina D, que ajudam a melhorar a saúde óssea, especialmente em crianças e adolescentes, e a prevenir o aparecimento de osteoporose em adultos.

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais nutrientes dos alimentos lácteos e os seus benefícios para a saúde.

Melhora da saúde óssea 

Os alimentos lácteos são uma fonte boa ou excelente de vários nutrientes essenciais, incluindo cálcio, fósforo, proteína e vitamina D, que trabalham juntos para construir e ajudar a proteger os ossos.

O consumo de três porções de leite desnatado ou sem gordura, iogurte ou queijo todos os dias pode reduzir o risco de osteoporose, especialmente para crianças e adolescentes em seus anos de pico de construção óssea.

Pressão arterial saudável 

As abordagens dietéticas para parar a hipertensão (DASH) recomendam mais frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, grãos inteiros, nozes e legumes. Esses alimentos criam uma sinergia de nutrientes que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a evitar problemas no coração.

Menor risco de doenças crônicas 

Os alimentos lácteos também podem ajudar a reduzir a inflamação. Estudos mostram que, para maiores de 9 anos, desfrutar de três porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana e derrame.

Além disso, um crescente corpo de evidências indica que o consumo de leite e outros laticínios com baixo teor de gordura e sem gordura podem estar associados a um risco reduzido de diabetes tipo 2.

Além de cálcio e vitaminas, o leite é uma ótima fonte de proteínas. Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now