Como manter os alimentos lácteos seguros no verão
O armazenamento adequado de alimentos perecíveis, como os laticínios, deve ser um cuidado constante, mas merece uma atenção ainda maior com o calor do verão. Nessa época, os produtos lácteos ficam mais suscetíveis às bactérias e microrganismos. Portanto, eles devem ser mantidos sempre refrigerados e acondicionados em embalagens adequadas para evitar que se estraguem mais rapidamente.
O calor do verão pode significar um desastre potencial para alimentos perecíveis como leite, manteiga e queijo. Por isso, a segurança alimentar deve ser sempre uma das principais preocupações na hora de comprar, manusear, cozinhar e armazenar alimentos.
Neste artigo, você encontrará dicas para manter os alimentos lácteos seguros e saudáveis, mesmo quando submetidos a altas temperaturas.
Dicas para conservar os alimentos lácteos
1. Deixe para colocar o leite e os seus derivados no carrinho para antes de finalizar a compra no supermercado. Desse modo, eles ficarão menos expostos à temperatura ambiente. Ao chegar em casa, esses alimentos devem ser transferidos para a geladeira o mais rapidamente possível.
2. Evite deixar alimentos perecíveis guardados no carro por muito tempo. Dependendo da temperatura ambiente, eles podem permanecer seguros por apenas 30 minutos.
3. Queijos, leites e iogurtes devem ser mantidos em ambientes refrigerados e recipientes com bom sistema de fechamento. Se não for possível fechar novamente a embalagem aberta, substituir por um recipiente ou envoltório que possa ser fechado.
4. Sempre guarde os seus alimentos separados uns dos outros. Embrulhe e estoque em sacos plásticos ou potes diferentes. Isso vai impedir que um ingrediente contamine o outro e retardar o apodrecimento.
5. Nunca deixe alimentos perecíveis como leite fora da geladeira por mais de duas horas, dependendo da temperatura externa.
6. Nunca armazene leite na porta do refrigerador, onde ele fica suscetível a temperaturas mais altas ao abrir e fechar a porta.
7. Você pode usar vários tipos de papéis para conservar ainda melhor seus alimentos. Papel-manteiga, papel alumínio e até papel-filme são boas escolhas para cobrir e enrolar os alimentos antes de levar à geladeira.
8. Nessa época você deve usar bem a sua geladeira e congelador para que os ingredientes possam aguentar o calor. As temperaturas ideais para conservar os alimentos são entre 2º e 10º graus para a geladeira e abaixo de 0º para o congelador.
Você gostou desse artigo? Leia aqui sobre como saber se um queijo está em boas condições de consumo.