Laticínios Holandês

Como os laticínios contribuem para fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico é como o departamento de defesa do nosso corpo. Ele nos ajuda a proteger o nosso corpo de ataques, reduzindo o risco de pegarmos uma gripe, resfriado ou algo mais grave, como a COVID-19. Graças a essa defesa, quando um microrganismo invade o nosso corpo, ele é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos para combater a infecção.

Porém, as células imunológicas usam muita energia e nutrientes, pois ajudam a defender o nosso organismo de patógenos invasores. Portanto, elas necessitam de um suprimento constante de vitaminas e minerais essenciais para combater essas ameaças.

A boa alimentação reabastece as nossas células imunológicas com nutrientes essenciais que as ajudam a fazer o seu trabalho. Nutrientes como as vitaminas A, D, B6, C, E, proteína, zinco, magnésio e selênio são todos importantes para fortalecer a imunidade. E a boa notícia é que você pode obter todos esses nutrientes comendo laticínios, frutas e vegetais.

Neste artigo, vamos explicar como o sistema imunológico funciona e como os laticínios podem contribuir para fortalecer as defesas de nosso organismo.

O que posso fazer para aumentar a minha imunidade? 

Pequenas ações cotidianas podem contribuir para aumentar as defesas do nosso organismo, como controle do estresse, exercícios regulares, dormir o suficiente e estabelecer uma dieta saudável.

Os nutrientes dos alimentos lácteos desempenham um papel importante na imunidade. O leite, por exemplo, fornece vitaminas A e D, proteínas, zinco e selênio. Frutas e vegetais fornecem vitaminas C, A e B6, enquanto nozes e sementes fornecem vitamina E. O queijo e o iogurte também contêm proteínas, além de o iogurte ser uma boa fonte de zinco.

Outro cuidado importante é dar preferência aos alimentos orgânicos sempre que possível. Por serem livres de agrotóxicos, eles possuem maior quantidade de compostos bioativos, que auxiliam na prevenção de doenças e participam de uma variedade de funções no nosso organismo.

Além disso, estilos alimentares saudáveis que incluem alimentos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura têm sido associados a benefícios para a saúde, como redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 em adultos e melhora da saúde óssea.

Quer saber mais sobre os nutrientes dos produtos lácteos? Leia esse artigo sobre a importância da vitamina D para a nossa saúde.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now