Laticínios Holandês

A importância da vitamina D para a nossa saúde

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo do corpo humano e para a manutenção da nossa saúde. Além de ser responsável pelo fortalecimento dos osso, a vitamina D também atua como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

A vitamina D é encontrada em alguns alimentos, como o leite e os seus derivados, mas também é produzida naturalmente no organismo por meio da exposição à luz solar.

Neste artigo, vamos explicar a importância da vitamina D para a nossa saúde e como podemos consumir as quantidades necessárias desse nutriente.

Conheça os benefícios da vitamina D para o nosso organismo 

A vitamina D é essencial para diversas reações metabólicas e orgânicas, como a saúde óssea, e para a manutenção das concentrações ideias de cálcio e fósforo no organismo. Além disso, tem funções hormonais, como regular a insulina. Outro papel importante da Vitamina D no organismo é de regular as células do sistema imunológico.

Além disso, o cálcio e o fosforo, substâncias reguladas pela vitamina D, têm um papel importante na contração muscular. Isso vale para todos os tipos de músculos, inclusive o coração. Quando há a deficiência da vitamina no organismo, o risco de quedas e fraturas é maior, devido à fraqueza muscular. No coração, a vitamina D tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo.

Por outro lado, uma baixa absorção de vitamina D pelo nosso pode levar à deficiência de cálcio. Isso acarreta no enfraquecimento dos ossos e pode resultar em problemas de saúde como osteoporose, alterações hormonais e raquitismo. Além disso, a deficiência de Vitamina D está correlacionada ao aumento de ocorrência e prevalência de doenças autoimunes.

Quais são as melhores fontes de vitamina D? 

Aproximadamente 80% da quantidade de vitamina D necessária para o bom funcionamento do organismo são provenientes da exposição à luz dos raios ultravioletas do sol. Mas é possível encontrar essa vitamina em alguns alimentos: 

  • Leite e seus derivados (queijo, manteiga, iogurte);
  • Gema de ovo;
  • Cogumelos;
  • Peixes gordurosos, como atum, salmão e sardinha;
  • Fígado bovino. 

Os especialistas recomendam uma exposição diária ao sol de no mínimo 10 minutos, sem proteção solar, entre o período das 10h às 15h, pois esse é o momento mais adequado para obter os benefícios dos raios UV. Mas o ideal mesmo é que essa exposição ao sol seja de pelo menos 20 minutos por dia.

Porém, a maioria da população, principalmente das grandes cidades, tem dificuldade de conseguir tomar sol diariamente durante esse período. Por isso, existem maneiras de corrigir a deficiência da vitamina D, como manter uma alimentação adequada ou fazer uso de suplementos vitamínicos.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como o leite ajuda na prevenção de doenças? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now