Laticínios Holandês

Como incluir o iogurte no cardápio e no dia a dia? 

O iogurte é um alimento repleto de benefícios para a saúde e para o bom funcionamento do nosso organismo. Muito saboroso, ele geralmente é consumido em lanches e no café da manhã. Mas você sabia que é possível inserir o iogurte na alimentação do dia a dia e combiná-lo com outros alimentos?

Além de ser uma excelente fonte de proteínas, o iogurte também é um ingrediente probiótico, que pode trazer benefícios ao organismo. Bastante versátil, ele pode ser acompanhado de frutas, cereais, e servir de ingrediente em diversas receitas e pratos salgados. Esse alimento também ajuda a aumentar a saciedade entre as refeições e traz muito mais sabor para as receitas.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você incluir o iogurte no cardápio diário e desfrutar dos benefícios desse alimento completo.

Dicas para incluir o iogurte no cardápio do dia a dia 

O iogurte é um derivado do leite no qual o açúcar foi digerido por bactérias benéficas, gerando um produto espesso e de sabor ácido. Ele pode ser consumido puro ou usado para dar um sabor especial para receitas diversas. O iogurte traz maior acidez e umidade ao preparo, mas também mais peso.

Café da manhã: O iogurte ajuda na saciedade e energia para o restante do dia. O modo mais tradicional de inserir o iogurte no café da manhã é combinar o alimento com frutas, como morango, banana e manga, e cereais, como granola, chia e linhaça. Alguns iogurtes do Laticínios Holandês já trazem a adição de frutas frescas, produzidas por pequenos produtores da região de Biguaçu.

Almoço e jantar: Pode não parecer, mas existem diversas receitas salgadas que levam o iogurte como um dos ingredientes principais, como por exemplo molhos para saladas e acompanhamento ou cremes semelhantes à maionese. A recomendação é dar preferência ao iogurte sem sabor para receitas salgadas e molhos.

O iogurte pode ser usado, por exemplo, para engrossar receitas. Coloque um pouco de maizena (aproximadamente 1 colher de sopa para 250ml de iogurte) e acrescente aos poucos aos seus molhos.

Você também pode usar o iogurte para substituir o azeite ou o vinagre no molho para salada. Para isso, basta usar esta receita:

Ingredientes: 

200 g de Iogurte Natural Holandês  

2 colheres (sopa) de azeite 

1 dente de alho 

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

Modo de preparo: 

Descasque o dente de alho e bata no pilão com uma pitada de sal até formar uma pasta (se preferir, pique bem fino numa tábua). Transfira para uma tigela.  

Junte o iogurte, o azeite, tempere com pimenta a gosto e misture bem. Prove e ajuste o sal. Se quiser, acrescente uma erva, como hortelã, endro ou manjericão. Conserve na geladeira até a hora de servir ou por até três dias em um pote fechado.

Sobremesas: Você pode optar por comer um iogurte após as refeições, em vez de consumir sobremesas mais açucaradas e industrializadas. Contudo, com o iogurte também é possível preparar doces saborosos e saudáveis. Por exemplo, veja esta receita de Picolé de banana, iogurte e granola, bem fácil e rápida de preparar:

Ingredientes: 

1 banana 

1 palito de picolé 

Granola 

Iogurte natural Holandês 

Modo de Preparo: 

Descasque a banana. Passe no iogurte natural e em seguida na granola. Espete o palito na banana e leve ao freezer por aproximadamente 20 minutos.

Bebidas: com o iogurte é possível criar bebidas gostosas e nutritivas, não apenas smoothies e vitaminas, mas também outras bebidas refrescantes e até mesmo drinques. Experimente, por exemplo, este drink de iogurte de morango:

Ingredientes: 

1 litro de iogurte de morango Holandês 

10 morangos grandes de maduros 

2 copos cheios de vodka 

1 caixa de leite condensado 

1 caixa de creme de leite 

gelo batido a gosto 

Modo de preparo 

Bata primeiro o gelo no liquidificador e depois despeje todo o resto dos ingredientes. 

Sirva bem gelado.

Quer saber mais sobre como usar os laticínios na culinária? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now