Coma bem e viva mais e melhor
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem contribuir significativamente não apenas para perder peso, mas para aumentar a expectativa de vida. Segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, melhorar a dieta aos poucos pode reduzir as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas em até 17%.
Cientistas da Universidade Harvard, nos EUA, analisaram as mudanças na dieta de 74.000 pessoas durante 12 anos de acompanhamento. Aquelas que passaram a comer um pouco melhor do que antes, consumindo mais grãos integrais, frutas, vegetais e peixes com maior nível de ômega-3 reduziram de 8% a 17% o risco de morte prematura nesse período.
Em contrapartida, os participantes que foram piorando a alimentação ao longo do tempo tiveram um aumento de 6% a 12% no risco de morrer.
A seguir, encontre algumas dicas para mudar os seus hábitos alimentares, emagrecer e ter mais saúde.
Diminua o açúcar pouco a pouco
Quanto mais açúcar você ingere, mais o seu corpo tende a liberar insulina e armazenar gordura. A insulina é responsável por armazenar a gordura no nosso corpo. A liberação dessa substância acontece quando ingerimos muito açúcar derivado de amido ou carboidratos. Por isso, é melhor evitar alimentos muito doces.
Tomar café muito açucarado, consumir refrigerantes e comer doces após as refeições são alguns dos maus hábitos que contribuem com a presença do açúcar em nosso corpo. Prefira sempre frutas aos doces, pois além da infinidade de opções, contam com vitaminas, minerais e fibras.
Para conseguir mudanças efetivas, tente reduzir o açúcar pouco a pouco. Por exemplo, se você costuma adicionar duas colheres de açúcar ao café, procure usar apenas uma colher e ir reduzindo essa quantidade com o tempo, até eliminá-la completamente.
Iogurte ajuda a perder peso
Segundo a pesquisa da Universidade de Harvard, o iogurte foi o alimento o mais fortemente relacionado à perda de peso. As pessoas que comiam mais iogurte perderam uma média de 370 gramas a cada quatro anos. Isso porque as bactérias saudáveis aumentam a produção de hormônios intestinais que produzem saciedade e diminuem a fome.
O poder de secar as gorduras do iogurte vem do cálcio, que se mostra biodisponível nos laticínios, e por isso é mais facilmente absorvido pelo organismo. Além disso, o leite fermentado do iogurte tem microrganismos que eliminam as bactérias ruins do corpo.
Além disso, outros estudos sugerem que o consumo de iogurte está associado a um menor risco de doenças cardíacas, até mesmo entre pessoas com hipertensão.
Queijos beneficiam atividades físicas
Quando consumido com moderação, esse alimento pode inclusive ajudar na perda de peso. O segredo é consumir queijos brancos, ricos em energia, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Esses nutrientes ajudam o nosso corpo a render bem sob alto nível de esforço. Por isso, alguns atletas consomem queijos brancos de duas a três vezes por dia.
Inclua mais fibras em sua dieta
Pessoas que ingerem 30 gramas de fibras por dia a partir de alimentos (não de suplementos) emagrecem quase o mesmo tanto que seguidores de dietas mais rígidas, revela um estudo do National Institute of Health Study. Portanto, use grãos integrais e alimentos de origem vegetal para entrar em forma e facilitar a perda de peso.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como os laticínios podem ajudar na sua dieta e qualidade de vida? Veja aqui.