Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Pequenas mudanças trazem grandes resultados na dieta

Pequenas mudanças na alimentação, aliadas a exercícios físicos e outros hábitos saudáveis, podem resultar em grandes benefícios para a nossa saúde ao longo dos anos. Desse modo, problemas como obesidade, doenças crônicas,

Neste artigo, vamos mostrar os resultados de pesquisas científicas que apontam o caminho para uma alimentação mais saudável e dar dicas sobre como criar hábitos mais saudáveis no dia a dia.

Crie melhores hábitos no seu dia a dia 

Para melhorar os seus hábitos alimentares, não é preciso seguir dietas radicais – basta fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida. Afinal, as dietas radicais geralmente envolvem recaídas e não trazem grandes benefícios em longo prazo. Com um pouco de planejamento, você pode comer muitas coisas de que gosta, sem comprometer a sua saúde e boa forma.

Você não precisa fazer grandes mudanças para fazer uma reeducação nutricional e comer de modo mais saudável. Até porque nós somos criaturas de hábito – geralmente, consumimos os mesmos alimentos e vivemos dentro de nossas rotinas familiares. Por isso, para ter uma alimentação mais saudável, precisamos definir objetivos e mudar pouco a pouco os nossos hábitos alimentares e estilos de vida. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença em sua saúde ao longo do tempo.

O aumento de peso acontece pouco a pouco 

As pessoas geralmente não ficam acima do peso da noite para o dia. Em vez disso, os quilos se acumulam devagar, ano após ano. Geralmente, não consigamos perceber o aumento de peso a princípio, até que um dia nos damos conta de que as nossas roupas já não servem mais.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA, observou o comportamento de 120.877 norte-americanos que eram livres de obesidade e doenças crônicas no início do estudo. Verificou-se que fatores como o estilo de vida e os hábitos alimentares são determinantes para o ganho de peso em longo prazo.

Em média, os participantes do estudo ganharam meio quilo por ano, em média, resultando em um acréscimo de 10 quilos em 20 anos. Alguns ganharam muito mais, cerca de 2 quilos por ano, enquanto outros conseguiram manter ou perder o peso.

A escolha de uma dieta saudável demonstrou fazer muita diferença no quanto pesamos ao longo do tempo. Alimentos como batatas fritas, refrigerantes com açúcar, carnes vermelhas, grãos refinados, doces e sobremesas são aqueles que mais contribuíram para o ganho do peso.

Por outro lado, o consumo de alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais resultou em perda ou manutenção de peso, mesmo quando consumidos em grandes quantidades. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, um maior consumo de laticínios, desnatados ou integrais teve um efeito neutro no peso.

Prefira laticínios à carne vermelha, açúcar e carboidratos  

De acordo com um estudo feito pela Faculdade Friedman de Ciências e Políticas Nutricionais da Universidade Tufts, nos EUA, pequenas mudanças trazem impactos significativo na perda de peso. Os pesquisadores perceberam que é a qualidade da dieta, e não a quantidade de alimentos ingeridos, que ajuda as pessoas a perderem peso mais facilmente em longo prazo.

O estudo descobriu que as pessoas que reduziram o consumo de açúcar adicionado, grãos refinados e alimentos altamente processados, concentrando-se em comer muitos vegetais e alimentos inteiros, perderam quantidades significativas de peso ao longo de um ano. Tudo isso sem se preocupar com a contagem de calorias ou limitando os tamanhos das porções.

Segundo os pesquisadores, o consumo de alimentos como carne vermelha e processada (bacon, toucinho, salsichas, salame, linguiças, presuntos) está claramente associado ao ganho de peso. Portanto, alimentos com muitos carboidratos, como grãos refinados, amidos e açúcares, devem ser evitados.

Por outro lado, o aumento do consumo de alimentos com lactose, como queijos e leites do tipo integral e desnatado, não esteve significantemente relacionado ao ganho ou à perda de peso. Além disso, alimentos como iogurte, frutos do mar, frango sem pele e nozes foram associados à perda de peso. Quanto mais as pessoas comiam esses alimentos, menos peso elas ganhavam.

Você gostou desse artigo? Saiba por que o leite é a melhor fonte de cálcio.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now