A vida secreta das vacas
Rosamund Young é uma fazendeira que cria 113 vacas na Fazenda Kite’s Nest, localizada em Cotswolds, na Inglaterra. A sua paixão por esses animais levou essa senhora de 64 anos a escrever o livro A Vida Secreta das Vacas.
Rosamund vive numa fazenda desde que tinha 12 anos de idade, quando o seu pai conseguiu um arrendamento em uma propriedade sem eletricidade ou telefone. Ela conta que escreveu o livro com a missão de mostrar como esses animais são capazes de brincar e se comunicar com os seres humanos, tomar conta de nós e até mesmo de avaliar o nosso caráter.
Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre a história dessa fazendeira que dedicou boa parte de sua vida a conhecer melhor as vacas e estabelecer uma conexão com elas.
Veja como a escritora se comunica com as suas vacas
Segundo Rosamund Young, as vacas são animais muito sociáveis. Caso tenham oportunidade, elas são capazes de formar amizades intensas. Rosamund inclusive tem mania de conversar com os seus animais, aos quais costuma se referir como se fossem pessoas. Ela percebeu que cada vaca de seu rebanho tem a sua própria individualidade e resolveu dar um nome a cada uma delas.
Mas geralmente Rosamund se comunica com as vacas de modo não verbal, apenas colocando a mão nelas. “Você não precisa conversar. Basta a presença, a sensação de calma”, comenta. E as vacas respondem e interagem a seu próprio modo – elas podem mugir, empurrá-la ou simplesmente procurá-la do lado de fora da janela da cozinha, se tiverem algum problema.
Entenda a importância de conhecer bem os animais
Quando Rosemund tinha 13 anos, ela trouxe algumas vacas jovens de volta ao seu rebanho principal depois de um verão em um campo distante. Ela se lembra de ter notado como um bezerro ficava “conversando” atentamente com a mãe. E ficou impressionada com o modo como os animais demonstraram sentir falta uns dos outros. “Nós não sabíamos nem que eles se conheciam, porque esse bezerro havia sido retirado de sua mãe no nascimento. Naqueles dias, não éramos tão sensíveis às suas necessidades. A vida na fazenda era assim, você apenas cuidava da produção. Gradualmente, fui me tornando mais consciente”, relata.
Para a autora, em termos gerais, quanto melhor você conhecer um animal, mais você poderá ajudá-lo. Por exemplo, como ela pode se aproximar com segurança de suas vacas, consegue identificar uma mastite mais facilmente, sem precisar chamar um veterinário. E ela observa que as vacas são capazes até mesmo de se automedicar, optando por comer certas plantas quando se sentem mal. “Os próprios animais são de longe os indivíduos mais qualificados para tomar decisões sobre o seu próprio bem-estar”, comenta.
Uma das observações curiosas de Rosamund é que as vacas odeiam o cheiro artificial dos perfumes usados pelas pessoas. Ela revela ainda que as vacas são bons juízes de caráter. “A vaca sabe que o fotógrafo dessa reportagem é uma pessoa boa. Se ele não fosse, ela se afastaria dele”, observa. Além disso, as vacas inventam jogos, cuidam de crianças, fazem previsões do tempo e abrem portões fechados.
O livro The Secret Life of Cows, de autoria de Rosamund Young, foi publicado pela editor Faber e ainda não tem uma versão em português no Brasil.
Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a importância do bem-estar das vacas? Acesse aqui!
http://laticiniosholandes.com.