Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Conheça práticas pouco convencionais usadas para o bem-estar das vacas

Muitos produtores fazem todo o possível para tratar bem as suas vacas. Até porque sabemos que o cuidado com o bem-estar desses animais é muito importante para a qualidade do leite e o aumento da produção.

As técnicas tradicionais para manter as vacas felizes não são complicadas – basta alimentá-las bem, manter a temperatura do ambiente confortável e dar-lhes espaço para se movimentar.

Mas os cuidados dos produtores de leite com as vacas podem gerar uma nova variedade de opções criativas e curiosas. Alguns experimentam tocar música clássica para os seus animais, enquanto outros recorrem a técnicas de massagem ou se dispõem a fazer carinho nos animais.

Entenda por que as vacas preferem música clássica

As vacas produzem mais leite quando ouvem música mais calma, segundo os cientistas britânicos Adrian North e Liam MacKenzie. Pesquisadores da Universidade de Leicester tocaram vários tipos de música para mil cabeças de gado por 12 horas seguidas, das 05h às 17h, durante nove semanas.

Eles verificaram que as vacas expostas a música clássica e canções lentas produziram 730 ml de leite a mais do que as que ouviram músicas mais agitadas. Isso provavelmente acontece porque esse tipo de música ajuda a reduzir o stress, concluem os cientistas.

Sinfonias de Beethoven e canções como “Bridge Over Troubled Water”, da dupla Simon e Garfunkel, faziam parte da seleção de músicas mais calmas.

Neste vídeo, vemos a reação das vacas ao som do violino: https://www.youtube.com/watch?v=rKRfHoY-PRY

Neste artigo, separamos alguns casos de práticas pouco convencionais adotadas por produtores ao redor do mundo para tratar as vacas e deixá-las mais felizes. Confira!

Conheça os efeitos benéficos para as vacas

Em Cleveland, no Estado de Wisconsin, nos EUA, alguns produtores contratam quiropráticos para massagear as vacas para alinhar a sua postura e deixá-las mais saudáveis e relaxadas. Embora não haja ainda comprovação científica de que essa prática funcione, os fazendeiros afirmam que as vacas produzem mais leite e os bezerros ficam mais tranquilos.

Esse tratamento se mostra bastante útil porque as vacas podem sofrer ferimentos ao cair em um local escorregadio ou forem pisadas por outro bovino. Além disso, alguns bezerros ficam com o pescoço torcido durante o processo de parto. Essas lesões podem causar dor quando os animais ficam em pé, deixando-os desconfortáveis e relutantes em buscar por alimento. Isso, por sua vez, prejudica a produção de leite.

Outros produtores também instalam grandes escovas rotatórias que gentilmente coçam e massageiam as costas e os rostos das vacas. Ao ar livre, esses animais gostam de roçar os seus corpos nos postes das cercas ou em árvores para remover parasitas ou ajudar na limpeza. Para vacas que passam a maior parte do tempo confinadas, as escovas ajudam nesse processo.

Já existem no mercado aparelhos giratórios motorizados que se movem quando as vacas tocam neles. Em média, as vacas passam sete minutos por dia esfregando as suas cabeças, pescoços e costas nesses massageadores corporais volumosos.

Veja como as vacas também gostam de receber carinho

O afago feito em vacas se mostra um importante estimulador da produção leiteira e um excelente antídoto contra doenças. É o que demonstra um estudo realizado com animais da raça gir leiteiro, no Campo Experimental Getúlio Vargas, da Epamig, em Uberaba, Minas Gerais.

Os resultados da pesquisa comprovam que exemplares submetidos a “carinhos” diários produzem leite com mais qualidade e também em maior quantidade, além de acelerar a recuperação pós-parto. Na comparação com exemplares tratados de modo convencional, o aumento da produção leiteira foi de quase 2,5 quilos por animal.

A coordenadora do projeto, Lenira El Faro, pesquisadora do Instituto de Zootecnia de São Paulo, afirma que os resultados são positivos não só do ponto de vista da produção, mas também da relação entre tratador e animal.

A pesquisadora comenta ainda que o estudo já comprovou o impacto positivo do carinho na quantidade do chamado leite residual – retido pelas vacas após a ordenha para a alimentação dos bezerros. Em animais que receberam o estímulo tátil, a reserva foi inferior a meio quilo, quase seis vezes menos, na comparação com o grupo sem manejo, o que resultou em três quilos a menos de leite ordenhado.

Como vimos, práticas como tocar música, massagear e acariciar as vacas têm sido usadas para aumentar o bem-estar dos animais, trazendo benefícios para a saúde e favorecendo também a produção de leite.
você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os cuidados necessários para assegurar o bem-estar das vacas na produção de leite? Confira aqui!

http://laticiniosholandes.com.br/holandes/vacas-felizes-produzem-mais-leite/

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now