Santa Catarina está entre os 5 maiores produtores de leite do Brasil

Os laticínios são uma das principais fontes de proteína e cálcio para muitas pessoas em todo o mundo. Se você está curioso sobre o consumo de laticínios, aqui estão algumas estatísticas interessantes sobre o assunto no mundo e no estado de Santa Catarina, no Brasil.

Consumo mundial de laticínios

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de laticínios atingiu 852,7 milhões de toneladas em 2019, um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior. O país que mais produz leite é a Índia, seguida pela União Europeia, Estados Unidos e China.

Em termos de consumo, a Europa é o maior mercado consumidor de laticínios do mundo, com uma média de 305 kg de leite por pessoa por ano. Em seguida, vem a América do Norte, com uma média de 267 kg por pessoa por ano. A África e a Ásia consomem muito menos laticínios, com médias de 31 kg e 44 kg por pessoa por ano, respectivamente.

Consumo de laticínios em Santa Catarina

No Brasil, Santa Catarina é um dos maiores produtores de laticínios, com uma produção de mais de 3 bilhões de litros de leite em 2020. O estado é responsável por cerca de 10% da produção nacional de leite.

Quando se trata de consumo, os catarinenses estão entre os maiores consumidores de leite do país. De acordo com a pesquisa “Perfil do Consumidor de Leite e Derivados em Santa Catarina”, realizada pela Epagri em 2018, a média de consumo de leite por pessoa no estado é de 191 litros por ano, enquanto a média nacional é de 178 litros por ano.

Além disso, a pesquisa também mostrou que o queijo é o produto lácteo mais consumido em Santa Catarina, com uma média de 4,4 kg por pessoa por ano, seguido pelo leite, com uma média de 1,6 litros por pessoa por semana.

Santa Catarina tem uma forte presença na produção e consumo desses produtos no Brasil. O leite Holandês, produzido pela Laticínios Holandês, por exemplo, é fornecido por pequenos produtores de Santa Catarina. Além de um trabalho de responsabilidade social dando apoio a agricultura familiar, essa forma de fornecimento garante o bem-estar dos animais e a qualidade dos nossos produtos.

Entenda melhor como a nossa cultura pode impactar os nossos hábitos alimentares a a influência no consumo de laticínios, leia este artigo.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now