Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Os seres humanos precisam de leite de vaca?

Todos os mamíferos bebem leite. Mas quando crescemos, em teoria, não precisaríamos mais dele. Mas, por seu valor nutricional, o leite é um dos alimentos mais importantes da dieta humana.

Em todas as culturas, lugares e pessoas de todas as idades consomem o leite, o que o torna o alimento mais consumido do mundo. De acordo com dados da ONU, cerca de 589 milhões de toneladas de leite e seus derivados são consumidos no mundo por ano.

Ainda assim, algumas pessoas erroneamente pensam que o leite não é um alimento necessário na dieta dos adultos. Porém, a ciência e a História têm muito mais a nos dizer sobre o assunto. Neste artigo, você encontrará dados confiáveis sobre a importância do leite, fornecidos pelas pesquisas científicas mais recentes sobre o assunto.

Entenda como o nosso organismo se adaptou ao consumo do leite

O açúcar presente no leite é chamado lactose e requer uma enzima chamada lactase para que ele consiga passar pelas paredes do intestino e alcançar a corrente sanguínea.

Quando somos bebês, produzimos uma quantidade suficiente de lactase que nos permite absorver o leite de nossas mães. Em populações nas quais o consumo de leite se mostra baixo historicamente, como Tailândia, Japão e China, a maioria das crianças para de produzir lactase logo depois de desmamar. Do mesmo modo, o organismo de parte da população se mostra incapaz de absorver a lactase, o que é chamado de intolerância à lactose.

Nas populações em que o consumo de leite sempre foi alto, como na Europa, a maioria dos adultos continua produzindo lactase por toda a vida e é capaz de digerir o leite. Nesse caso, apenas 5% da população se mostra intolerante à lactose.

Portanto, ser capaz de continuar a produzir lactase na idade adulta é, na verdade, uma qualidade herdada geneticamente. Afinal, o leite é uma fonte de nutrientes muito importante para a nossa saúde. Por isso, aqueles indivíduos que tomam leite geralmente se mostram mais saudáveis que aqueles que precisam se privar desse alimento.

Saiba o que é a intolerância à lactose

A intolerância alimentar à lactose se refere à dificuldade de digerir o açúcar existente no leite e é provocada por uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase responsável por sua digestão. Os seus sintomas incluem dor no abdômen, arroto, diarreia, gordura nas fezes, inchaço, indigestão, náusea, dores de estômago e flatulência.

Ainda assim, pessoas intolerantes à lactose podem consumir derivados de leite como iogurtes e a maioria dos queijos. Isso porque na transformação do leite em iogurtes ou queijos o teor de lactose diminui ou é totalmente eliminado. Profissionais da saúde podem analisar o nível de intolerância e recomendar a dose diária possível para cada pessoa.

Veja como o leite e derivados se tornaram parte de nossa alimentação

Há muitas evidências de que o leite tem sido parte da dieta humana no norte da Europa por mais de oito mil anos, quando as pessoas trocaram os hábitos nômades por um estilo de vida mais estruturado.

Uma vez que nessa época as pessoas não toleravam leite muito bem, elas rapidamente se deram conta de que se esse alimento fosse fermentado e se tornasse queijo ou iogurte, ele poderia ser tolerado mais facilmente. Isso ocorre porque a fermentação incentiva as bactérias a consumir a maior parte do carboidrato – a lactose – no leite. Desse modo, as pessoas que não produzem a enzima lactase ainda possam se beneficiar dos nutrientes no leite.

Portanto, os laticínios têm sido fundamentais para a nutrição e importantes para a sobrevivência de muitas populações no mundo. Prova disso é que a maioria das pessoas na Europa e América do Norte está bem adaptada para digerir esses alimentos. Então se você ouvir que os humanos não são adaptados a consumir leite em sua dieta, isso não está correto. Do mesmo modo, não é verdade que produtos de laticínios promovem inflamação ou acidez.

Estudos demonstram que mesmo se o leite for substituído por outros alimentos contendo a mesma quantidade de cálcio, como alguns vegetais ou leite de soja fortificado com cálcio, essa dieta conterá menos proteína, potássio, magnésio, fósforo, riboflavina e vitaminas A e B12. Leite e laticínios também são grandes fontes de todos os aminoácidos, que são as pequenas moléculas de proteínas que constroem músculos e reparam os danos dos tecidos.

Conheça a importância do leite para a saúde

O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco,ser a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A ,D, B2 e B12. Esse alimento pode contribuir para prevenção de doenças do coração, diabetes e controla nível de colesterol no sangue. Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de três porções por dia de lácteos.

Além disso, o leite é a mais importante fonte de naturais de cálcio, pois conta com a presença de caseinofosfopeptídeos, lactose proteínas que facilitam a absorção desse nutriente.

Outro benefício desse alimento é a resistência dos dentes. Pesquisadores da Dinamarca e Austrália mostraram que o leite de vaca ajuda a reduzir os efeitos das bactérias causadoras de cárie e doenças da gengiva. Ao menos duas proteínas presentes no leite de vaca – lactoferrina e osteopontina – são capazes de reduzir a formação das placas, agindo contra a colonização bacteriana.

Não bastasse, o leite ainda contribui para melhorar a qualidade do sono. Isso se deve à presença de B12, nucleosídeos e triptofano. Esse aminoácido, não fabricado pelo corpo, modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono.

A verdade é que, mesmo que possamos conseguir esses nutrientes em outros alimentos, o leite e os produtos lácteos são fontes valiosas. Afinal, eles são capazes de fornecer nutrientes de modo muito mais acessível que outros alimentos. E mesmo que na natureza ele não seja necessário aos adultos, nós nos adaptamos culturalmente para beber leite e acostumamos os nossos organismos a tolerar a lactose muito bem.

Como vimos, os seres humanos têm o leite como uma das suas principais fontes de cálcio e nutrientes, pois os nossos organismos se adaptaram ao consumo desse alimento ao longo do tempo.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now