O trabalho de um queijista
Mas, afinal, o que faz um queijista?
Vamos simplificar: queijista é um especialista em queijos. Ele não fabrica o queijo, pois então seria queijeiro. O queijista ajuda o consumidor a escolher queijos, com base em seus conhecimentos sobre o produto.
Sim! É preciso estudar para exercer a profissão e já existem cursos para isso.
Mas, além do estudo, o profissional precisa gostar de queijo e ser capaz de transmitir essa paixão para o cliente – facilitando a escolha do queijo mais adequado à ocasião.
A Laticínios Holandês trabalha com queijistas?
Não, por dois motivos: primeiro, porque os queijistas atuam na etapa de vendas diretas ao consumidor. Segundo, porque nossos queijos são produzidos em escala industrial e, portanto, não são artesanais.
Ainda assim, o carinho e o cuidado com os queijos, o leite proveniente da agricultura familiar, e o respeito pelos animais são práticas que perpetuam a nossa essência rural e nos conectam às nossas origens.
Afinal, somos uma empresa familiar e o nosso primeiro produto derivado do leite – o iogurte – era produzido de forma artesanal.
Quero ser queijista. O que eu faço?
Tenha em mente que o queijista deve entender bem não só sobre queijos, mas também sobre como harmonizar o produto com vinhos e cervejas, além de entender os desejos e intenções de cada cliente.
Em setembro de 2022, o Brasil teve o primeiro Curso de Formação de Queijistas do país, promovido pela ComerQueijo. O evento aconteceu na cidade de Belo Horizonte, no Parque de Exposições de Gameleira. Fique de olho nas publicações da revista Profissão Queijeira para saber quando haverá outros cursos!