Eficiência produtiva e bem estar animal
Estamos vivendo um período, onde de um lado há uma preocupação maior com o meio ambiente e o bem estar dos animais, e por outro lado, o aumento do consumo de produtos lácteos, necessitando o aumento da produção leiteira.
A Laticínios Holandês utiliza o leite de pequenos produtores de Santa Catarina, e essa é uma preocupação constante entre nossos fornecedores. O que defendemos, é que os produtores busquem cada vez mais eficiência produtiva, evitando causar impactos negativos para os animais.
Isso é possível através do melhoramento na gestão das pequenas propriedades, para acompanhar de perto os índices de produção, que auxiliam na tomada de decisões, e definição das estratégias.
Para aumentar a produção de leite não é necessário apenas aumentar o rebanho e nem utilizar substâncias que acabam levando sofrimento para os animais. A produção de leite está diretamente relacionada com o bem estar das vacas.
Você sabia que cada vaca passa em média 6 horas do dia comendo, e 20 minutos bebendo água? Isso porque 90% da água consumida é bebida e apenas 10% vem dos alimentos. E são consumidos, em média, 4 litros de água para cada litro de leite produzido.
Proporcionar água em abundância e de qualidade, é um dos pontos que pode ser melhorado na propriedade. Uma vaca que tem a sua disposição a quantidade de água que necessita, está mais propensa a produzir leite no seu limite máximo.
As vacas precisam também de um ambiente adequado, com sombra, ventilação, umidade e uma temperatura que varia de 4°C a 24°C. Animais mais velhos preferem temperaturas mais baixas, animais mais novos, temperaturas mais altas.
Além dos fatores de bem-estar dos animais, outros pontos que podem ser analisados e reajustados para maior eficiência da produção.
Ajustar a quantidade de vacas em processo de lactação, para que haja uma constância na produção, e o período de seca das vacas não coincidam. Precisa haver equilíbrio entre a quantidade de animais produzindo e a quantidade de animais que não estão, pois mesmo os animais na seca necessitam de recursos, e se não houver esse equilíbrio, a produção começa a não ser suficiente para cobrir os gastos em certos períodos.
Oferecer uma nutrição balanceada e, de preferência, alimentos naturais. Por isso, indicamos que nossos produtores tratem as vacas utilizando o sistema de pastagem rotacionada.
E por último, mas não menos importante, é necessário que os animais possuam boa genética, já que esse é um dos principais fatores para que as vacas tenham longa persistência de lactação, como é o caso das vacas da raça Holandesa.
Nosso papel é oferecer o suporte necessário para que nossos produtores possam oferecer leite de qualidade nutricional com o menor impacto negativo, seja para o meio ambiente, como para os animais.
Conheça mais sobre nossas ações de responsabilidade social e com o meio ambiente, leia esse artigo.