Laticínios Holandês

Dicas para um café da manhã mais saudável

O café da manhã é considerado a principal refeição do dia, pois nos prepara desde cedo para enfrentar as atividades de nossa rotina. Porém, muitas vezes as pessoas se descuidam desse momento tão importante e acabam prejudicando a sua saúde e bem-estar.

Para se sentir mais disposto ao longo do dia, é importante tomar um café da manhã bastante nutritivo e balanceado, que inclua proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. Afinal, depois de um longo período de jejum, essa refeição repõe as energias gastas pelo organismo durante o sono.

Neste artigo, vamos dar dicas para você preparar um café da manhã mais saudável e nutritivo, com todos os nutrientes que o seu corpo precisa para ficar bem disposto e equilibrado.

Entenda a importância do café da manhã 

Se você é do tipo que vive apressado ou não consegue comer muito pela manhã, procure conquistar esse hábito aos poucos, mas não deixe de fazer essa refeição tão importante.

Um café da manhã balanceado fornece energia e os nutrientes necessários para a nossa saúde. Outro fator importante é que ele ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável, evitando possíveis problemas de saúde, como o diabetes. Isso porque o nosso corpo continua gastando energia mesmo durante o sono. Portanto, se a refeição matinal é deixada de lado, podem ocorrer alterações na glicemia, provocando tontura e mal-estar.

Além disso, negligenciar essa etapa importante de nossa alimentação pode contribuir para o aumento de peso. Afinal, quando deixamos de fazer a primeira refeição do dia, nosso corpo terá mais desejo de comer e de absorver todas as calorias necessárias nas refeições seguintes.

Opções para um café da manhã mais saudável 

Consumir os grupos de alimentos corretos é essencial para ter um café da manhã equilibrado. Procure sempre optar por itens com nutrientes variados e que ajudem a manter a sensação de saciedade. O recomendável é ingerir uma boa combinação de carboidratos, fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são encontrados em muitos alimentos, como grãos, frutas e laticínios.

Pão integral 

Prefira pães preparados com farinha integral, pois eles contêm mais fibras e nos mantêm mais saciados. Evite o tradicional pãozinho francês, pois o seu índice glicêmico é alto. Adicione ao pão integral uma fatia de ricota, um queijo de baixo teor calórico e muito nutritivo. E que tal um copo de leite Holandês ou de suco de laranja para acompanhar?

Fibras 

Além de ajudar a regular o intestino, as fibras são importantes para a redução dos níveis de glicose no sangue e prevenção contra doenças cardiovasculares, diabetes melito e câncer de cólon.

Além disso, as fibras aumentam a saciedade e ajudam no controle do peso. Pessoas que ingerem 30 gramas de fibras por dia emagrecem quase o mesmo tanto que seguidores de dietas mais rígidas, revela um estudo do National Institute of Health Study.

A boa notícia é que as fibras estão presentes em diversos alimentos matinais, como grãos, cereais, pães e biscoitos. Mas prefira os produtos integrais, que contêm mais fibras.

Tapioca com cobertura de banana 

A tapioca é outra ótima opção para aqueles que desejam ter uma dieta mais saudável. Para um café da manhã cheio de energia, a dica é bater 2 ovos e 2 colheres de tapioca, colocar numa frigideira e levar ao fogo até dourar. Depois, basta amassar 1 banana nanica, acrescentar um pouco de cacau e canela e levar ao micro-ondas para dar uma aquecida.

Vitamina de frutas 

Prática e rápida de preparar, a tradicional vitamina de frutas é uma ótima opção pela manhã. No liquidificador, bata 180 ml de iogurte desnatado Holandês, 1 banana, meio mamão papaya e 1 colher de aveia. Pronto, agora basta saborear uma refeição com muitas vitaminas e fibras, e que ainda conta com a ação prebiótica do iogurte.

Iogurte com frutas e cereais 

Para quem acorda na correria, essa é uma ótima opção. Afinal, os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do complexo B.

Pegue um pacote de iogurte desnatado Holandês e acrescente uma porção de frutas à sua escolha e cereais integrais, como aveia, chia, granola ou linhaça. Para adoçar, opte por um pouco de mel ou geleia.

Outras opções práticas para essa refeição são as saladas de frutas, torradas e mingaus.

Agora que você já tem algumas opções para fazer um café da manhã delicioso e nutritivo, procure acordar um pouco mais cedo para desfrutar de sua principal refeição do dia. Você certamente terá muito mais energia para enfrentar as suas tarefas diárias e se sentirá mais saciado e com mais sensação de equilíbrio e bem-estar.

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