Laticínios Holandês

Cuidados com a saúde das vacas

A saúde das vacas é de extrema importância para os produtores de leite. Afinal, além de garantir o bem-estar animal, ela contribui para a produção de leite de boa qualidade.

Aspectos como dieta alimentar, condições de moradia adequadas e acompanhamento veterinário são fundamentais para a saúde das vacas. Portanto, esses cuidados devem ser observados rotineiramente pelos produtores de leite.

A comunidade leiteira tem um histórico comprovado de práticas de gestão responsável. Produtores de leite e cientistas voltados para o estudo dos animais exploram continuamente maneiras de melhorar o conforto das vacas leiteiras.

Neste artigo, vamos explicar quais são as práticas adotadas rotineiramente pelos produtores de leite para zelar pela saúde das vacas.

Conheça as práticas que contribuem para a saúde das vacas 

As práticas para garantir a saúde e bem-estar das vacas incluem muitos cuidados no dia a dia. As vacas recebem cuidados veterinários regulares, inclusive check-ups periódicos, vacinações preventivas e tratamento de doenças.

Os pequenos produtores de leite trabalham em estreita colaboração com os seus funcionários e contam com o apoio de especialistas para garantir que as suas vacas permaneçam saudáveis e confortáveis.

A mão de obra da pecuária familiar é muito mais dedicada e humanizada, pois há uma relação de companheirismo entre homens e animais. Dessa maneira, as vacas não sofrem estresse, o que poderia afetar a saúde dos animais e, consequentemente, a qualidade do leite que tomamos.

Uma vez que trabalham ao redor de suas vacas todos os dias, os pequenos produtores conseguem ficar de olho em cada animal. Eles aprendem a distinguir alguns sinais, como orelhas caídas, que podem significar que uma vaca não está se sentindo bem, e tomar as devidas providências.

Esse acompanhamento também inclui observar as vacas que tiveram filhotes recentemente, monitorando a sua temperatura e ouvindo o seu estômago, para ter certeza de elas estão se recuperando após o parto.

Porém, é importante notar que as vacas leiteiras não são rotineiramente tratadas com antibióticos. Esses medicamentos são usados ​​apenas quando uma vaca está doente. Nesse caso, o leite das vacas tratadas é retido para que nunca saia da fazenda e não seja vendido ou usado como alimento pelas pessoas. Todo o leite produzido é rigorosamente testado para antibióticos. Qualquer lote que teste positivo é descartado imediatamente e não pode ser comercializado.

No caso do Laticínios Holandês, as vacas não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a saúde dos animais e a qualidade do leite. Para garantir a qualidade do produto, todos os dias são feitos exames em cada lote de leite que chega das fazendas.

Além disso, os nossos fornecedores são incentivados a tratar os animais com produtos homeopáticos. Desse modo, eles conseguem reduzir o uso de antibióticos e carrapaticidas.

Leite produzido com atenção e carinho 

O leite produzido pelo Laticínios Holandês é todo produzido por pequenos produtores de Santa Catarina. Eles recebem acompanhamento veterinário, consultoria e orientação em todas as etapas da produção. O nosso veterinário acompanha todo o processo de produção, desde a compra da vaca, e fornece orientações sobre os cuidados necessários com a saúde do rebanho.

Após a seleção dos fornecedores, o Laticínios Holandês passa a acompanhá-los, investigando as dificuldades e vantagens de cada produtor, vendo o que se adapta melhor para cada fazenda, dando consultoria e orientação.

Além disso, são realizadas palestras sobre a qualidade do leite, higiene na ordenha, bem-estar animal, técnicas de manejo e responsabilidade ambiental (sustentabilidade). Também são fornecidas cartilhas sobre como cuidar dos animais aos produtores.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como a homeopatia pode ajudar na saúde das vacas? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now