Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Conheça a história do presépio de Natal

Na idade média, em uma noite de natal, Francisco de Assis, hoje o conhecido santo da Igreja Católica, teve a ideia de realizar uma representação do lugar onde Jesus nasceu. Para isso, ele reuniu personagens como o Menino Jesus, Maria, José, os pastores, vacas, ovelhas e outros animais que viviam na estrebaria. 

Essa encenação, realizada em 1223, nos fundos de uma igreja, na pequena vila de Greccio, situada perto de Roma, na Itália, reconstitui umas das mais belas histórias jamais contadas. A iniciativa de São Francisco, padroeiro dos animais, teve inclusive a participação de pessoas e animais de verdade. Esse evento é hoje lembrado como a primeira montagem de um presépio, dando início assim a uma tradição que se repete todos os anos no Natal.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como surgiu a tradição de montar o presépio e explicar também a participação dos animais na simbologia do Natal.

Saiba como o Menino Jesus nasceu numa estrebaria

Normalmente, o presépio é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, e os animais que estavam no estábulo, como a vaca, o boi, o carneiro e o jumento. As imagens dos reis magos só começaram a aparecer em presépios por volta do ano 1484.

Segundo a Bíblia Sagrada, José e Maria fugiram da Galiléia em virtude de um recenseamento feito pelo rei Herodes, que temia perder o seu trono para o rei dos judeus que havia sido anunciado pelos profetas. Para impedir essa ameaça, Herodes mandou matar todas as crianças com até dois anos de idade.

Maria e José viajaram por longos dias, com a ajuda de um jumento, e procuravam uma hospedaria para se alojar. Mas eles não encontraram um local, daí resolveram pedir abrigo em uma casa, onde lhes foi oferecido o estábulo para passarem a noite. Foi então que Maria concebeu o Menino Jesus.

Um anjo, de nome Gabriel, anunciou o nascimento do messias e uma estrela cadente indicou, com um brilho intenso, o local onde ele se encontrava. Assim, os três reis magos seguiram a estrela até a manjedoura e presentearam aquela criança com incenso, ouro e mirra.

No início, os presépios eram restritos aos altares das igrejas, mas com o tempo passaram a fazer parte dos lares dos nobres da Península Ibérica e Nápoles. A partir do séc. XVIII, a tradição começou a se espalhar por outros países da Europa. A tradição chegou ao Brasil no século 17, por iniciativa do religioso Gaspar de Santo Agostinho, que montou um presépio em Olinda, Pernambuco.

Entenda a origem da presença dos animais no presépio

O presépio é o único símbolo natalino baseado somente nos Evangelhos. Portanto, podemos encontrar as referências à presença dos animais na cena do nascimento do Menino Jesus na própria Bíblia.

Muitas montagens incluem a presença de um boi ou uma vaca perto do berço do Menino Jesus na manjedoura. As fontes da presença desses animais remontam a uma passagem do livro de Isaías, do Antigo Testamento: “O boi conhece o seu dono, e o jumento o berço do seu dono; mas Israel não conhece, o meu povo não entende” (Isaías 1: 3).

Outra fonte pode ser um texto do século 7 chamado Evangelho de Pseudo-Mateus, que afirma: “E no terceiro dia após o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria saiu da caverna e, entrando em um estábulo, colocou a criança em uma manjedoura, e um boi e um asno o adoraram. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Isaías: O boi conhece o seu dono, e o jumento, o berço do seu dono”.

A vaca e o boi se tornaram firmemente associados aos presépios modernos após a publicação, no final do século 19, de uma famosa canção de Natal, “Away in a Manger”, que contém a frase: “o gado mugia”.

O jumento é outro animal muito usado nos presépios, pois alguns estudiosos acreditam que Maria viajou até Belém montada nele. Por isso, muitas representações artísticas mostram José levando Maria para a cidade enquanto ela cavalga no lombo de um jumento.

A ovelha também é muito lembrada, pois esse animal é muito associado à catequese cristã. Assim diz o Evangelho de João: “Minhas ovelhas ouvem minha voz; Eu as conheço e elas me seguem.” (João 10:27).

Além disso, os Reis Magos viajaram desde o Oriente até Belém provavelmente montados em camelos, e por isso esses animais muitas vezes também são incluídos nos presépios.

Quer conhecer o ambiente onde as vacas são criadas? Visite a Loja do Laticínios Holandês.

https://laticiniosholandes.com.br/visite-a-loja-do-laticinio-holandes-2/

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now