A origem do Queijo de Coalho
O queijo é um dos alimentos encontrados em todas as partes do mundo. Cada região tem suas particularidades que fornecem aos queijos características distintas.
O Queijo de Coalho, também conhecido por Queijo Coalho, tem origem no nordeste brasileiro. Não se tem uma região de origem, nem data específica da sua criação, mas estima-se que ele é produzido há mais de 50 anos, nas primeiras fazendas do sertão nordestino.
Durante as longas jornadas, os retirantes nordestinos, levavam leite como uma provisão, e o guardavam em bolsas feitas de estômago de animais (o matulão). Então o leite coagulava, e dava origem a essa massa que chamou-se Coalho.
Na produção, são utilizados apenas leite, o “coalho” renina (enzima digestiva proteolítica) e sal. O leite é fermentado e coagulado, o queijo é o resultado dessa coalhada.
Atualmente os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os maiores produtores desse tipo de queijo, onde o consumo se tornou um hábito praiano.
O Queijo de Coalho possui massa de alta umidade, semi-cozida ou cozida, branca, pouco salgada e levemente ácida. O teor de gordura varia entre 35% e 60%, ótima fonte de cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas do complexo B e vitaminas lipossolúveis.
Por ser um queijo resistente ao calor, o Queijo de Coalho pode ser assado na brasa. Mas também pode ser consumido cru, ou adicionado em receitas como o Dadinho de Tapioca e o Baião de Dois.
Ideal para churrascos, o Queijo de Coalho Holandês fica delicioso quando derretido na brasa. Trata-se de um queijo com textura macia e muito saboroso, que vem nas opções peça inteira ou em palitos prontos para assar. A sua consistência única faz com que fique tostadinho, sem grudar na grelha ou se desintegrar. Para conhecer sobre a origem de outros tipos de queijos, acesse esse link.