Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

10 Curiosidades sobre as vacas

10 Curiosidades sobre as vacas

Todos nós sabemos que as vacas produzem leite, uma das principais fontes de nutrientes que temos. Mas, apesar de esses animais serem bem próximos do ser humano, existem algumas características peculiares sobre eles que nem todo conhece.

Você sabia, por exemplo, que no Brasil existem mais bovinos que humanos? O País tem o maior rebanho comercial do mundo, com cerca de 213,5 milhões de animais. Já a população brasileira está estimada em 210,1 milhões, segundo o IBGE.

Saber um pouco mais sobre as vacas pode contribuir para que saibamos valorizá-las mais e tratá-las com o carinho e respeito que merecem. Afinal, além de úteis, elas são muito dóceis, afetivas e inteligentes.

Neste artigo, você encontrará muitos fatos interessantes sobre as vacas e poderá saber um pouco mais sobre esses animais tão benéficos e importantes para o ser humano. Confira!

  1. As vacas são muito inteligentes

A ideia de que as vacas são burras não passa de um mito. Esses animais são, na verdade, muito inteligentes, curiosos e capazes de resolver problemas. Estudos mostram que as vacas conseguem aprender associações e usar experiências passadas para determinar as suas ações futuras.

Quando confrontadas com um desafio, elas ficam muito empolgadas e apresentam batimentos cardíacos acelerados e ondas cerebrais elevadas. Algumas chegam a dar pulos no ar para comemorar uma descoberta.

Veja, por exemplo, o que acontece com essas vacas de uma fazenda da Inglaterra, quando são soltas para pastar pela primeira vez após o inverno: https://www.youtube.com/watch?v=huT5__BqY_U

  1. As vacas têm uma ótima memória

As vacas são capazes de reconhecer as faces das pessoas por um longo período de tempo. Além disso, elas têm boa memória espacial e são capazes de se lembrar de locais onde podem encontrar água, comida, água e abrigo.

  1. As vacas são muito emotivas

Até mesmo as vacas têm mudanças de humor. Elas ficam chateadas quando o tempo está ruim e praticamente sorriem quando o dia está ensolarado. Quando são soltos no pasto após um período de confinamento, eles correm, empinam e pulam de alegria.

Às vezes, no entanto, uma vaca pode querer ficar sozinha e isolada das outras, porque não está se sentindo bem. Afinal, as vacas são muito sensíveis e temperamentais. Elas também podem guardar mágoa e rancor durante anos de certas vacas e pessoas que as maltrataram. Portanto, é melhor tratá-las bem.

  1. Vacas formam grandes amizades

As vacas mantêm laços de amizades fortes, optando por passar a maior parte do tempo com apenas com seus melhores amigos. Estudos demonstraram que quando as vacas estão com esses amigos, os seus níveis de estresse diminuem. Mas quando separados deles, os seus níveis de estresse aumentam. As vacas se ajudam, aprendem umas com as outras e tomam decisões baseadas em compaixão e altruísmo.

  1. As vacas têm uma hierarquia social

Pode parecer um pouco com o que acontece no ensino médio, mas algumas vacas podem se tornar mais populares que outras no rebanho. Muitas vezes, uma delas é vista como o chefe do grupo e determina o comportamento das outras vacas. Aquelas que não seguem a líder ficam isoladas das demais.

Quando novas vacas são introduzidas em um rebanho bem estabelecido, elas terão que trabalhar em rede e construir relacionamentos até serem aceitas na manada.

Além disso, o gado gosta de dormir perto de suas famílias, e os arranjos na hora de dormir são determinados pela classificação dos indivíduos na hierarquia social.

  1. As vacas têm um excelente faro

As vacas podem detectar odores a mais de 10 km de distância. Elas têm um dos olfatos mais apurados do reino animal, três vezes mais potentes que dos humanos e superior até mesmo que dos cachorros. Além disso, os bovinos podem ouvir sons de alta e baixa frequência além da capacidade humana.

  1. As vacas são curiosas por natureza

Quando alguma coisa nova está acontecendo por perto, as vacas logo se reúnem ao redor para verificar o que se passa. Qualquer coisa que saia da sua rotina normal é motivo para chamar a atenção  delas. Veja, por exemplo, como esse rebanho interage com um carrinho de controle remoto: https://www.youtube.com/watch?v=eJFv3h6Cz4A

  1. As vacas são ruminantes

A maioria das pessoas pensa que as vacas têm quatro estômagos. Isso não é exatamente verdade. Elas têm apenas um estômago que se dividem em quatro câmaras – rúmen, retículo, omasum e abomasum. Isso lhes permite digerir matéria vegetal resistente que normalmente não seria digerível.

As vacas passam praticamente 8 horas por dia comendo, 8 horas ruminando e 8 horas dormindo. Outra curiosidade é que elas não mordem a grama, apenas enrolam a sua língua em torno dela.

  1. Vacas com nomes produzem mais leite

Vacas que recebem nomes e são tratadas com afeto e carinho por seus produtores produzem leite em maior quantidade e com melhor qualidade. Um estudo realizado em 2009 na Universidade de Newcastle revelou que as vacas que se sentem mais confortáveis no convívio com os humanos se mostram menos estressadas durante a ordenha. Isso reduz a produção de cortisol, um hormônio que inibe a produção de leite. -se que as vacas que eram parte da família, tinham nomes e eram tratadas com muito carinho produziam cerca de 200 litros de leite a mais por ano.

  1. As vacas adoram um carinho

Assim como outros animais, as vacas gostam de receber carinho e o afago é sempre bem vindo. Se você puder também escová-las e massageá-las, sentirá toda a alegria e gratidão que emanam para você.

Como vimos, as vacas são seres sensíveis e inteligentes, sempre capazes de nos surpreender. Vacas felizes produzem mais e melhor leite. Por isso, o bem-estar animal é tão importante para a pecuária leiteira.

No Laticínio Holandês, além do rebanho que temos em nossa própria fazenda, o leite é fornecido por cerca de 600 pequenos produtores de Santa Catarina, indicados pela EPAGRI. Todos eles têm um plantel de gado de alta qualidade, graças ao cuidado com os animais e a um ótimo manejo dos rebanhos.

Além disso, as vacas não recebem hormônios ou quaisquer outros tratamentos que possam prejudicar a qualidade do leite. Esses cuidados garantem tanto o bem-estar dos animais quanto a qualidade do produto.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os cuidados com as vacas durante o processo produtivo? Acesse aqui!

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now