Saiba por que o leite é a melhor fonte de cálcio
O cálcio é um mineral muito importante para o nosso organismo, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares.
O leite é a principal fonte de cálcio que temos. Alimentos como verduras, legumes e peixes também são boas fontes de cálcio. Porém, muitas pessoas não têm o hábito de comê-los regularmente. Por isso, o consumo do leite se torna ainda mais necessário para compensar a falta de cálcio.
Você já sabe a importância do cálcio para a saúde? Conhece os alimentos que mais contêm esse nutriente? Neste artigo, vamos explicar por que o leite é a principal fonte de cálcio que temos. Confira!
Veja a importância do cálcio para o nosso organismo
O cálcio é fundamental na formação de ossos e dentes. Por isso, uma dieta com quantidades de cálcio adequadas contribui para a manutenção da massa óssea e a integridade do nosso esqueleto.
Esse mineral também tem participação importante nas funções neuromusculares. Nas fibras musculares, o influxo de cálcio para o interior da célula promove reações que desencadeiam a contração muscular.
Além disso, o cálcio atua ainda como mensageiro no interior das células. Ao se ligar com proteínas e fosfolipídios, ele promove a permeabilidade da membrana. Em algumas células, como as presentes nas adrenais, esse mineral é responsável pela secreção de hormônios.
Outro papel importante do cálcio é ajudar na coagulação do sangue, pois ele é responsável pela ativação de fatores que possibilitam esse processo.
Além disso, a pressão arterial também apresenta relação com a quantidade de cálcio ingerida. Pesquisas indicam que uma alimentação com níveis de cálcio adequados previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial.
E os benefícios não param por aí. Estudos relacionam o cálcio com a obesidade. Acredita-se que o aumento da ingestão desse importante nutriente leva à diminuição da massa gorda.
Por outro lado, a carência moderada de cálcio no organismo leva a sintomas como formigamentos, entorpecimento de membros e contrações musculares. Além disso, os ossos de uma pessoa com insuficiência desse mineral podem apresentar um processo de descalcificação, como a osteoporose.
Saiba como consumir quantidades suficientes de cálcio
A recomendação de cálcio varia conforme a idade. Segundo a OMS, o consumo pode variar de 300 mg a 400 mg por dia nos primeiros meses de vida, 1.300 mg/dia na adolescência e 1.000 mg entre os adultos. Se for ingerido dentro das recomendações, esse mineral evita doenças como a osteoporose, obesidade, câncer de cólon e até mesmo hipertensão arterial.
As principais fontes de cálcio são, sem dúvida, o leite e derivados. Cada copo de 250m de leite tem 300mg de cálcio. Portanto, são necessários quatro copos de leite por dia para alcançar a quantidade ideal de cálcio.
Mas também existem outros meios para ingerir esse mineral, como o consumo de verduras, vegetais e peixes. Porém, para alcançar a quantidade recomendada de cálcio, seria preciso comer diariamente 234 g de brócolis, 677 g de couve, 882 g de espinafre ou 250 g de sardinha.
Veja a quantidade de cálcio encontrada nos alimentos, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):
Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio.
Leite integral ( 1 copo) – 295 mg de cálcio.
Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio.
Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio.
Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio.
Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio
Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio.
Entenda por que o leite absorve melhor o cálcio
Embora tenham boas quantidades de cálcios, alguns desses alimentos, principalmente os ricos em fibras, contêm fitatos (cereais, por exemplo), oxalatos (espinafre e nozes) e taninos (chás). Esses componentes diminuem a biodisponibilidade do cálcio, reduzindo assim a capacidade do corpo de absorver esse princípio ativo.
Em função disso, a quantidade de cálcio efetivamente aproveitada pelo organismo é reduzida. Já o leite conta com a presença de caseinofosfopeptídeos, lactose e proteínas que facilitam a absorção desse mineral.
Para completar a quantidade de cálcio e outros nutrientes necessários em nosso dia-a-dia, também vale investir no consumo de derivados do leite, como queijos e iogurtes. Só não adianta misturar leite com café, porque a cafeína tem ferro, que atrapalha a absorção de cálcio pelo organismo.
Como vimos, o cálcio é fundamental para a nossa saúde, e a principal fonte desse mineral para o nosso organismo é o leite.
Para manter o sabor original e conservar os nutrientes, o leite do Laticínios Holandês não recebe quaisquer aditivos, corantes, conservantes e nenhuma quantidade extra de sódio. Além disso, o leite passa pela padronização da gordura e pasteurização, garantindo a sua qualidade e a segurança alimentar.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os benefícios do leite para a nossa saúde? Clique aqui.