Saiba como o bem-estar animal contribui para a qualidade dos produtos Holandês
O bem-estar animal também está diretamente ligado ao aumento da produtividade, à qualidade da produção e à segurança alimentar. O cuidado com a qualidade de vida das vacas repercute tanto na quantidade quanto na qualidade do leite por elas produzido. Algumas pesquisas apontam que ocorre um aumento de até 20% na produtividade quando boas práticas de bem-estar animal são instituídas.
O leite produzido por pequenos produtores da agricultura familiar traz muitas vantagens, pois toda a produção é muito mais dedicada e humanizada. Essa relação mais próxima com os animais evita que as vacas sofram estresse, o que poderia afetar a saúde delas e a qualidade do leite produzido.
Todo esse cuidado é importante porque a vaca é um animal muito sensível, que requer uma rotina e precisa se acostumar com os seus tratadores. O ideal é que a retirada do leite seja feita sempre pela mesma pessoa, em um ambiente muito calmo, higiênico e agradável.
Além disso, com a valorização cada vez maior do bem-estar animal, as vacas estão voltando para a sua alimentação natural. Afinal, o leite produzido com pastagem natural tem valores nutricionais superiores aos do gado criado em confinamento.
No pasto, as vacas se alimentam de capim, feno e outros vegetais volumosos com suplementos concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Outra vantagem dessa alimentação natural é que ela contém menos substâncias causadoras de inflamações em seres humanos.
Veja exemplos de boas práticas adotadas na produção de leite
O leite Holandês, produzido pelo Laticínios Holandês, é fornecido por produtores de Santa Catarina. Todos eles possuem um plantel de gado de alta qualidade associado a um processo de grande cuidado e ótimo manejo dos seus rebanhos.
Após a seleção desses produtores, o Laticínios Holandês passa a acompanhá-los no seu processo produtivo, investigando as suas dificuldades e dando consultoria e orientação a eles.
Veja outras medidas de bem-estar animal e boas práticas de produção adotadas pelo Laticínios Holandês:
* As vacas não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a saúde dos animais e a qualidade do leite.
* Os produtores que fornecem leite para o Laticínio Holandês são incentivados a tratar os animais com produtos homeopáticos. Desse modo, eles conseguem reduzir o uso de antibióticos e carrapaticidas.
https://laticiniosholandes.com.br/saiba-como-a-homeopatia-ajuda-a-melhorar-a-saude-das-vacas/
* As consultorias agroecológicas de pasto rotacionado permitem um maior aproveitamento da terra e facilitam a criação dos animais. Esse sistema garante uma produção maior de leite em uma área menor, reduzindo o uso de insumos e dos recursos naturais.
* O Laticínios Holandês também assessora os produtores na construção de esterqueiras. Essa prática possibilita o aproveitamento do esterco como fertilizante em lavouras e pastagens. Além disso, a empresa não usa nenhum adubo químico para adubar as suas pastagens.
Reconhecido pela fabricação de produtos naturais, saborosos e saudáveis, o Laticínios Holandês se tornou uma das marcas mais apreciadas pelos catarinenses. Em seus mais de 40 anos de história, a empresa familiar se tornou uma indústria moderna tecnologicamente, sem nunca perder a qualidade, o sabor e as características saudáveis dos produtos caseiros.
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os cuidados necessários para assegurar o bem-estar das vacas na produção de leite? Confira aqui!
https://laticiniosholandes.com.br/holandes/vacas-felizes-produzem-mais-leite/