Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Bem-estar animal ganha cada vez mais espaço na pecuária

A sociedade está cada vez mais consciente sobre a importância do bem-estar animal. Muitas pesquisas científicas indicam que vacas felizes produzem mais e melhor, o que é confirmado também pela prática dos produtores no seu dia-a-dia. 

Além disso, os consumidores passaram a se preocupar mais com o bem-estar animal na produção de alimentos nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, 52% dos consumidores disseram admirar empresas que garantem não maltratar os animais. 

https://www.akatu.org.br/noticia/mais-bem-informado-consumidor-brasileiro-valoriza-mais-a-sustentabilidade-que-o-consumismo/

Entenda o conceito de bem-estar animal

Segundo especialistas, o conceito de bem-estar animal está vinculado à garantia da qualidade de vida ao animal, de acordo com princípios éticos e científicos. Na prática, ele envolve um manejo capaz de assegurar que os animais possam se desenvolver plenamente e se adaptar da melhor maneira possível ao ambiente em que vivem.

Para garantir essas condições, o bem-estar animal requer cuidados que propiciem uma completa saúde mental e física das vacas, mantendo-as em harmonia com o seu ambiente. Por isso, elas não devem ser submetidas a quaisquer sofrimentos ou mesmo a estados emocionais desagradáveis e estressantes.

As pesquisas sobre o bem-estar animal começaram na década de 60, impulsionadas pelo livro “Animal Machines” (em português, “Máquinas Animais”), da jornalista e veterinária britânica Ruth Harrison. 

A partir daí, uma série de investigações foram conduzidas na Inglaterra, levando à criação do Farm Animal Welfare Council (Conselho de Bem-Estar dos Animais de Fazenda). Em 1979, essa instituição publicou um documento que definia as cinco liberdades dos animais: 

* estar livre de fome e sede (liberdade nutricional); 

* estar livre de desconforto (liberdade ambiental); 

* estar livre de dor, doença e injúria (liberdade sanitária); 

* ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie (liberdade comportamental)

* estar livre de medo, estresse e a angústia (liberdade psicológica).

Saiba como o bem-estar animal orienta a produção pecuária

Na prática da pecuária, essas cinco liberdades são alcançadas por meio de práticas de manejo adequadas, que incluem:

* fornecimento de abrigo contra extremos climáticos;

* alimento e água em quantidade e qualidade suficientes;

* dimensionamento adequado das instalações; 

* piso confortável para o animal deitar e se movimentar sem dor; 

* observação ao plano sanitário e vacinal recomendado para a espécie:

* ambiente que favoreça trocas sociais saudáveis entre os animais e o ser humano;

* prevenção de doenças e busca da saúde física do rebanho.

No Brasil, o órgão responsável por estimular condutas éticas na pecuária é a Coordenadoria de Boas Práticas e Bem-estar animal,  do Ministério da Agricultura. Ele desenvolve ações como o programa Mais Leite Saudável, que incentiva a adoção de boas práticas de bem-estar animal para mais de 30 mil produtores rurais.

Conheça os cuidados do Laticínios Holandês com o bem-estar animal

O leite produzido pela Laticínios Holandês é todo fornecido por pequenos produtores de Santa Catarina. A mão de obra da agricultura familiar é muito mais dedicada e humanizada, pois há uma relação de companheirismo entre homens e animais. Dessa maneira, as vacas não sofrem estresse, o que poderia afetar a saúde dos animais e, consequentemente, a qualidade do leite que tomamos.

Além de ser um trabalho de responsabilidade social, que ajuda a agricultura familiar da região, trata-se também de uma garantia do bem-estar dos animais e, portanto, da qualidade do produto.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os cuidados necessários para assegurar o bem-estar das vacas na produção de leite? Confira aqui!

https://laticiniosholandes.com.br/holandes/vacas-felizes-produzem-mais-leite/

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now