outubro rosa

Outubro Rosa: prevenção é amor!

O mês de outubro está começando, e com ele mais um mês de luta e conscientização para prevenção e controle do câncer de mama.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que começou em 1990, criado pela Fundação Susan G Komen for the Cure. O objetivo da campanha, que marca todo o mês, é compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, para reduzir a mortalidade por consequência desse câncer.

Em 2028, no Brasil, foi instituída a Lei nº 13.733, que prevê a instalação de luzes rosas em prédios públicos, a promoção de palestras, eventos e atividades educadoras, abrindo espaço de discussão e de difusão de informação, e a produção de campanhas com materiais de apoio educativo sobre diagnóstico precoce e prevenção.

Como parte do nosso propósito é oferecer qualidade de vida aos nossos clientes, estamos fazendo nossa parte, colocando informações para que possamos juntos reduzir a taxa de mortalidade dessa doença.

Você sabia que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres brasileiras?

Ele é um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam até formarem um tumor maligno.

Como podemos diagnosticar?

As mulheres precisam conhecer seu corpo, assim algumas alterações podem ser notadas, como o aparecimento de caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Além disso, a pele da mama pode ficar parecida com a textura da casca de laranja, e pode também aparecer pequenos caroços debaixo do braço.

Toda mulher com idade entre 40 anos ou mais, deve fazer o exame clínico nas mamas anualmente, esse exame é realizado por médicos ou enfermeiros treinados para identificar. A partir dos 50 anos, até os 69 anos, as mulheres devem fazer, no mínimo, a cada dois anos, uma mamografia, mesmo sem sintomas. A mamografia é um exame raio-x que pode identificar o tumor ainda pequeno.

Algum familiar tem ou teve câncer de mama?

Você precisa ter atenção redobrada no caso de histórico familiar de câncer de mama, principalmente se for mãe, irmã ou filha, e o câncer tiver acontecido antes dos 50 anos.

Mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas ou no ovário, em qualquer idade, também têm grandes riscos de ter câncer de novo.

Conhecer seu corpo é a melhor forma de detectar o câncer precocemente, fazer o autoexame, apalpando as mamas. Mas lembre-se, o autoexame não substitui o exame clínico.

Garanta sua qualidade de vida, reduzindo o risco de câncer, mantendo uma alimentação saudável, fazendo exercícios regularmente e não fume.

Prevenção é amor! Cuide-se.


*Fonte: Biblioteca Virtual da Saúde. Ministério da Saúde

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now