Conheça a história do consumo de leite no mundo
O leite materno é o primeiro alimento que uma pessoa experimenta na vida. Há alguns milênios, o homem percebeu que não precisaria parar de tomá-lo quando deixasse de ser criança. Ele poderia obtê-lo tirando-o de animais, como a vaca e a cabra. Em seguida, descobriu também um universo de possibilidades culinárias decorrentes das propriedades do leite, como a fabricação de queijos e iogurtes.
Mas você sabe quando o homem passou a consumir leite das vacas? Como a pecuária de leite se desenvolveu? A seguir, você encontrará informações históricas sobre o consumo do leite e o desenvolvimento da pecuária.
Veja quando surgiram os primeiros bovinos
Um estudo genético aponta que todos os bovinos domesticados que conhecemos hoje são descendentes de um único rebanho de bois selvagens, que viveu há cerca de 10.500 anos. Esses bovinos pertenciam a uma espécie de boi selvagem conhecida como auroque (Bos primigenius), que vagou por toda a Europa e Ásia no passado e agora está extinta.
A pesquisa foi feita por uma equipe de geneticistas do Museu Nacional de História Natural da França, da Universidade de Mainz, na Alemanha, e da Universidade College London, no Reino Unido. Os pesquisadores escavaram os ossos de gado doméstico em sítios arqueológicos no Irã e os compararam com os ossos de vacas modernas.
Durante a revolução Neolítica, houve pelo menos dois eventos de domesticação dos auroques. Um deles é relacionado à subespécie zebuína indiana (Bos taurus indicus), que resultou no zebu, e outro com a subespécie eurasiana, que resultou no gado europeu (Bos taurus taurus). O auroque foi declarado extinto em 1627, quando os últimos indivíduos da espécie morreram na Polônia.
Diversas raças de gado doméstico compartilham características dos auroques. A partir do cruzamento entre essas duas subespécies de bovinos, o gado taurino (o europeu Bos taurus taurus) e o gado zebuíno (o asiático Bos taurus indicus), temos a origem dos diversos tipos de animais que conhecemos na atualidade.
Saiba como ocorreram os avanços na produção de leite
Durante a Antiguidade e a Idade Média, o leite era muito difícil de ser conservado, e portanto era consumido fresco ou em forma de queijo. Com o tempo, foram sendo desenvolvidos outros laticínios, como a manteiga, a coalhada e o leite fermentado.
A Revolução Industrial na Europa, por volta de 1830, trouxe a possibilidade de transportar o leite fresco de zonas rurais às grandes cidades, graças a melhorias no sistema de transportes. Com o tempo, apareceram novas tecnologias na indústria de processamento do leite. Uma das mais conhecidas foi o da pasteurização, criada em 1864 por Louis Pasteur.
Estas inovações tecnológicas permitiram que o leite ganhasse um aspecto mais saudável, tempo de conservação mais duradouro e processamento mais higiênico.
Em 1918, o bioquímico norte-americano Elmer Verner McCollum, pioneiro da vitaminologia, afirmou que o leite de vaca é o mais importante dos “alimentos protetores”. Portanto, não deveria faltar na nutrição cotidiana de crianças e adultos. Segundo ele, por apresentar sais minerais, vitaminas e proteínas de alto valor, o leite é o melhor alimento para corrigir as deficiências nutritivas da alimentação habitual.
Como vimos, a maioria das espécies de gado conhecidas hoje descende dos bois selvagens auroques. A domesticação desses animais e o início do consumo de leite de vacas ocorreram no período neolítico, há mais de oito mil anos.