Laticínios Holandês

Conheça 5 fatores que influenciam na qualidade final do leite 

A produção de leite conta com diversos fatores que impactam diretamente na qualidade e nas características sensoriais dos produtos lácteos. Uma vez que o leite é a principal matéria-prima para a indústria de laticínios, garantir o bem-estar das vacas e a qualidade desse produto são os primeiros passos para produzir com alimentos com segurança e obter os resultados esperados.

Porém, a composição do leite depende de um longo processo, que começa na nutrição das vacas e vai até o transporte ao laticínio. Neste artigo, vamos explicar quais são os cuidados na pecuária que contribuem para garantir a qualidade do leite.

1. Alimentação e nutrição animal 

A alimentação das vacas leiteiras é o primeiro aspecto de cuidado quando falamos na qualidade da produção de leite. Afinal, esses animais precisam de uma dieta capaz de suprir suas necessidades de água, concentrados, volumosos, suplementos, vitamínicos e minerais.

Uma tendência atual é que as vacas voltem para a sua alimentação natural, que tem valores nutricionais superiores aos do gado criado em confinamento. No pasto, as vacas se alimentam de capim, feno e outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Além disso, a pastagem natural tem menos substâncias causadoras de inflamações em seres humanos.

2. Saúde e bem-estar animal 

O bem-estar das vacas está diretamente ligado ao aumento da produtividade, à qualidade da produção e à segurança alimentar. Afinal, o desconforto e estresse trazem consequências diretas à saúde dos animais, como perda de apetite e baixa imunidade, tornando-os mais vulneráveis às doenças.

Para garantir o bem-estar das vacas, é preciso contar com instalações adequadas, limpas e bem ventiladas, de preferência com acesso ao pasto. Até porque algumas pesquisam indicam que o desconforto e estresse dos animais podem gerar uma perda de até 30% na produção de leite.

3. Higiene da ordenha 

A ordenha é a etapa mais importante da produção de leite. Esse processo exige pessoas treinadas e tranquilas, que saibam fazer o manejo do gado corretamente e respeitem as etapas de desinfecção.

Além disso, a higienização dos equipamentos de ordenha deve considerar os enxágues com as soluções adequadas e também a higiene pessoal de todas as pessoas encarregadas de retirar, manipular, armazenar e transportar o leite.

4. Qualidade da água 

Outro ponto importante é que todo o processo de produção do leite requer equipamentos limpos à base de água tratada. Esse cuidado reduz os riscos de contaminação microbiana e a transmissão de doenças ao homem e aos animais. Além disso, os animais devem consumir água potável e na quantidade necessária para a sua hidratação diária. Por demandar uma grande quantidade de água, a pecuária de leite precisa adotar medidas para otimizar esse consumo e aproveitar da melhor maneira possível os recursos naturais utilizados.

5. Temperatura de armazenamento e transporte 

O resfriamento do leite logo após a ordenha e a coleta a granel são importantes medidas para garantir a qualidade microbiológica do leite. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a temperatura máxima de armazenamento do leite na propriedade rural deve ser de 4 ºC, e deverá atingir essa temperatura em até três horas após a ordenha. Além disso, o tempo transcorrido entre as coletas de leite nas propriedades rurais não deve ser superior a 48 horas.

Da fazenda à geladeira, o leite produzido pelo Laticínios Holandês segue à risca todos os procedimentos do Manual de Boas Práticas de Fabricação e do Procedimento Padrão de Higiene Operacional. Os cuidados envolvem desde a saúde e a segurança dos funcionários, até a higienização dos tanques, a temperatura das câmaras frias de armazenamento, o transporte e a pasteurização do leite.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a importância do bem-estar animal para a produção de leite? Veja aqui.

Deixe um comentário

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now