Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

Como escolher o creme de leite

O creme de leite é um ingrediente muito usado na culinária, indispensável para fazer receitas deliciosas, como estrogonofe, bobó de camarão ou batata gratinada. Ele também pode ser consumido com frutas frescas e usado em alimentos como bolos, pudins, sorvetes e sopas.

Porém, algumas dúvidas podem surgir na hora de escolher esse produto: devo usar o creme de leite fresco, de lata ou de caixinha? Qual a diferença entre nata e creme de leite? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre esse ingrediente e dar dicas sobre como usá-lo na culinária. Confira!

Afinal, o que é o creme de leite? 

O creme de leite é a gordura separada do leite, sem a adição de nenhum tipo de espessante. Esse produto passa por um processo de pasteurização, ou seja, é elevado a altas temperaturas e depois resfriado rapidamente para eliminar a presença de microrganismos.

Mas apenas o creme de leite fresco é totalmente natural, sem a adição de conservantes. O creme de leite enlatado também pode ser, mas é preciso ler o rótulo para conferir. Já o creme de leite de caixinha é sempre ultraprocessado.

Conheça os diferentes tipos de creme de leite 

Creme de leite fresco 

O creme de leite é a gordura do leite, obtida por separação centrífuga entre a parte lipídica, menos densa, e o leite desnatado. Pasteurizado, ele é comercializado com 36% de gordura. Porém, fique atento, pois o rótulo deve indicar a presença de apenas um ingrediente: creme de leite pasteurizado.

Uma vez que esse produto não apresenta estabilizantes ou aditivos químicos, ele deve ser mantido refrigerado e usado em três a cinco dias depois de aberto. Por isso, confira a sua composição no rótulo na hora da compra, e fique atento também para o prazo de validade.

O creme de leite fresco pode ser utilizado para engrossar molhos ou em qualquer tipo de receita, pois ele pode ser aquecido sem problemas e sem risco de talhar. Além disso, é usado também para fazer chantilly.

Nata 

A nata é um creme de leite fresco com mais gordura. Consumido pasteurizado, esse produto deve apresentar mais de 45% de gordura. Essa alta porcentagem de gordura faz com que a nata seja leve, mas com consistência suficiente para passar no pão.

No Sul do País, a nata é um produto muito apreciado e usado no dia a dia. Ela faz parte dos cafés coloniais e é consumida com azeite, ervas e nozes. Além disso, esse produto também pode ser utilizado em qualquer receita. Por possuir mais gordura que o creme de leite, a nata costuma deixar os preparos um pouco menos aerados, mas mais fofos e úmidos.

Creme de leite em lata 

Esse produto é feito com base no creme de leite mesmo, mas recebe estabilizantes para durar mais e ficar fora da geladeira. Além disso, algumas marcas usam aditivos como espessantes, corantes e aromatizantes. Pronto, ele é considerado um produto ultraprocessado.

Uma vez que o creme de leite em lata vem com o soro separado, esse produto é mais encorpado do que o fresco, o que pode alterar a consistência das receitas. Além disso, ele não vira chantilly. E aqueles que têm espessantes não podem ser fervidos, pois talham.

A versão light do creme de leite em lata costuma trocar parte do creme de leite pela adição de leite desnatado e espessante, para diminuir a quantidade de gordura. O problema é que esse produto muitas vezes precisa trazer produtos químicos para simular as características do creme de leite fresco.

Creme de leite de caixinha 

Esse produto é uma mistura de creme de leite e leite em pó, acompanhada de estabilizantes (para aumentar a durabilidade) e espessantes (para aumentar a consistência). Esses produtos são todos ultraprocessados, não importa qual seja a marca.

Indispensável na produção de bolos e tortas, a Nata Holandês é uma das preferidas pelas confeitarias e indústrias alimentícias de Santa Catarina. Feita com o leite Holandês de ótima qualidade, tecnologia e segurança, o produto é conhecido pelo sabor e frescura.

Por estar mais perto dos pontos de venda da capital, no dia seguinte a sua fabricação, o consumidor já pode encontrá-lo nas prateleiras e consumi-lo muito mais fresco.

Quer saber mais sobre como usar a nata e o creme de leite na culinária? Veja aqui.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now