Laticínios Holandês

Fique por dentro das novidades, siga-nos no Facebook e Instagram

A importância do leite para a economia mundial

A pecuária de leite exerce um papel muito importante para a economia mundial. Mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em cerca de 133 milhões de fazendas leiteiras, a maioria pequenas propriedades, que abrigam em média de duas a três vacas. Mesmo realizado principalmente por pequenos produtores, a atividade representa 40% do valor do rendimento agrícola mundial.

Só no Brasil, 415.000 pessoas vivem da pecuária, das quais 250.000 estão no mercado formal (que passa pela inspeção sanitária). Desse subtotal, quase 170.000 são considerados pequenos produtores (que ordenham até 250 litros ao dia), de acordo com levantamento realizado pela Associação Leite Brasil e a consultora MilkPoint.

Por isso, essa atividade tem um valor inestimável para a subsistência de muitas famílias. Em diversos países em desenvolvimento, a pecuária leiteira oferece a muitas mulheres a chance de desenvolver uma atividade produtiva. Atualmente, 37 milhões de mulheres em todo o mundo lideram fazendas leiteiras, e cerca de 80 milhões delas estão empregadas no setor de laticínios.

Entenda a responsabilidade social da indústria de laticínios  

Assim como a pecuária de leite, a indústria de laticínios também é fundamental para a nutrição e para a sobrevivência de muitas populações no mundo. Cerca de 400 milhões de pessoas obtêm o seu sustento da indústria de lácteos. A atividade desempenha um papel importante na economia de várias comunidades, gerando emprego e renda.

Segundo estudo da FAO, a produção de leite gera mais empregos do que a agricultura: para cada 30 litros processados, um posto de trabalho é criado. “Embora exija altos investimentos, a indústria de laticínios proporciona em longo prazo uma fonte de ganhos mais confiável do que a maior parte dos cultivos”, diz o texto.

Veja como o leite é importante também para a saúde da população 

Em todas as culturas e lugares, pessoas de todas as idades consomem o leite, o que torna esse alimento o mais consumido do mundo. De acordo com dados da ONU, cerca de 589 milhões de toneladas de leite são consumidos por ano, seja puro ou em suas variações, como iogurtes, queijos, sorvetes e outros derivados.

A pecuária e a indústria de laticínios também têm importância vital para a alimentação e saúde da população em geral. Os lácteos são a principal fonte de cálcio na dieta humana, além de apresentarem muitas proteínas e minerais. Esses produtos contribuem para a prevenção de doenças do coração, diabetes e ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de três porções de lácteos por dia.

No Brasil, a produção de leite dobrou nos últimos dez anos, e o País se tornou o terceiro maior produtor do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e da Índia. Em 2018, a produção de leite no País cresceu 1,6%, alcançando 33,8 bilhões de litros, cerca de 7% do total produzido no mundo.

O leite produzido pelo Laticínios Holandês é fornecido por mais de 600 pequenos produtores de Santa Catarina. Além de ser um trabalho de responsabilidade social, que permite o sustento de muitas famílias, trata-se também de uma garantia do bem-estar dos animais e da qualidade do leite. Afinal, a mão de obra da agricultura familiar é muito mais dedicada e humanizada, favorecendo assim uma relação de companheirismo entre homens e animais. Portanto, essa produção beneficia também a qualidade do leite que tomamos.

Você gostou desse artigos? Quer saber mais sobre os nossos produtos? Acesse aqui.

Top
h
h

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptat accusantium doloremque laudantium. Sed ut

Follow Us Now