A história do iogurte
Na Bulgária, bebidas feitas com iogurte recebem como acompanhamento fatias de abobrinha.
Exótico, não é mesmo? Talvez nem nos seus devaneios culinários mais loucos você tenha imaginado uma combinação tão estranha, mas os búlgaros adoram e incluem o iogurte em quase todos os pratos tradicionais do país. Vamos saber mais?
Como os búlgaros descobriram o iogurte.
Há muitas histórias em torno da origem do iogurte em diferentes partes do mundo. Embora não se saiba ao certo onde tudo começou, há um consenso: o cientista que identificou a bactéria responsável pela fermentação do leite é da Bulgária.
Conta-se que o iogurte foi descoberto acidentalmente há cerca de 4 mil anos, quando tribos nômades percorreram o território do país.
Como os nômades carregavam o leite em peles de animais, criou-se casualmente o ambiente perfeito para que as bactérias crescessem e iniciassem o processo de fermentação que faz o iogurte acontecer.
Com pequenas variações, foi assim que o iogurte acabou sendo descoberto em diversos locais do mundo em diferentes momentos, provavelmente tendo como origem o Oriente Médio e a Ásia Central.
O único Museu do Iogurte do mundo fica na Bulgária.
Sim, foi um cientista búlgaro chamado Stamen Grigorov o primeiro a detalhar a composição do iogurte. Ele identificou a bactéria essencial que faz o leite se transformar em iogurte, batizada então comolactobacillus bulgaricus. Por causa disso, o vilarejo de Studen Izvor – onde Grigorov nasceu – abriga o único Museu do Iogurte do mundo.
Banitsa: uma deliciosa torta salgada.
Com uma culinária saudável e diversificada que inclui carne de cordeiro, vitela, frango, peixe e porco, a Bulgária surpreende pela versatilidade na composição de seus pratos. A Banitsa, por exemplo, é uma torta salgada feita com massa folhada, queijo branco, ovos e…iogurte!
Quais são os lactobacilos que produzem a fermentação do leite? Popular no mundo inteiro, o processo de produção do iogurte é basicamente promovido pelo lactobacillus bulgaricus, ligado ao cheiro e à cor do iogurte, e pela bactéria streptococcus thermophilus, mais relacionada à fermentação. Seja como for, o iogurte faz parte da dieta de milhões de pessoas ao redor do mundo e é considerado pelos cientistas um alimento funcional, saudável e nutritivo. Viva o iogurte!